PARA DESARMAR EL OLVIDO: EL TEATRO DE JUAN MAYORGA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ARTESERO, S.; VILAR. R. Conversaciones con Juan Mayorga. En: Pausa 32, revista de la Sala Beckett de Barcelona, 2010. Texto en línea:
BECERRA, D. ¿Qué hacemos con la literatura? Madrid: Akal ediciones, 2013.
BENJAMIN, W. Obras (libro I/vol. 2). Madrid: Abada, 2008.
CARLSON, M. El teatro como máquina de la memoria. Los fantasmas de la escena. Buenos Aires: Ediciones Artes del Sur, 2009.
CHIRBES, R. El novelista perplejo. Barcelona: Anagrama, 2002.
CHIRBES, R. Por cuenta propia. Leer y escribir. Barcelona: Anagrama, 2010.
DE PACO, M. Teatro, historia y compromiso. En: Monteagudo 11, pp. 55-60, 2006.
DIAGO, N.; MONLEÓN, J. Teatro, Memoria e historia. Valencia: SPUV, 2007.
FLOECK, W. Del drama histórico al teatro de la memoria. Lucha contra el olvido y búsqueda de identidad en el teatro español reciente. En: CASTILLO, J. R. (ed.). Tendencias escénicas al inicio del siglo XXI. Madrid: Visor Libros, 2006.
GALEANO, E. El libro de los abrazos. Madrid: Siglo XXI, 1993.
MARCH, R. Nadando entre medusas, conversación con Juan Mayorga. En: Episkenion 1, pp. 125-136, Valencia, 2013. Texto en línea:
MARCH, R. Memoria y desmemoria, pensamiento y poética en la dramaturgia de Juan Mayorga. Valencia: SPUV, 2014.
MAYORGA, J. Teatro, arte político. Original del autor, 2003.
MAYORGA, J. Teatro 1989-2014. Segovia: La uÑa RoTa, 2014.
MAYORGA, J. Hamelín, La Tortuga de Darwin. PERAL, E. (ed.). Madrid: Cátedra, 2015.
OLALLA, C. SE ACABÓ. ME BAJO DEL ESCENARIO. En: La placenta del Universo, 2015. Texto en línea:
PÉREZ JIMÉNEZ, M. Tendencias del teatro español durante la transición política (1975-1982). Madrid: Biblioteca Nueva, 1998.
ROMERA CASTILLO, J. (ed.) Tendencias escénicas al inicio del siglo XXI. Madrid: Visor Libros, 2006.
SANCHIS SINISTERA, J. ¡Ay, Carmela! Madrid: Austral, 2010.
VV. AA. Preguntas al aire. En: Puentes de Crítica Literatura y Cultural, 3, septiembre de 2014, pp. 6-16, 2014.
VINYES, R. Las políticas públicas de reparación y memoria en España. En: BABIANO MORA, J. (ed.), Represión, derechos humanos, memoria y archivos: una perspectiva latinoamericana. Madrid: Fundación 1º de mayo, 2010.