O AUTOR COMO ARQUIVISTA: MEMÓRIA, PÓS-MEMÓRIA E ARQUIVO EM “O ESPÍRITO DOS MEUS PAIS CONTINUA A SUBIR NA CHUVA”, DE PATRICIO PRON

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Carolina Moura Barreto
Tatiana da Silva Capaverde

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o romance autoficcional O espírito dos meus pais continua a subir na chuva (2011), de Patrício Pron, a fim de pensar as relações entre memória, pós-memória, esquecimento, ficção e arquivo. Partindo disso, busca-se compreender como a memória do narrador-personagem é construída e representada, bem como sua relação com o passado histórico argentino, de modo a destacar o caráter arquivístico do romance, que se revela como um arquivo de memórias. Para tanto, utiliza-se como principal base teórica Bergson (2010); Ricoeur (2007); Todorov (2000); Sarlo (2007) e Derrida (2001). Com base nessa discussão teórica, observa-se como memória, história e ficção se unem na obra em um trabalho árduo de rememoração, de reconstituição e de reinvenção da vida e como o narrador, através de seu texto, cumpre um “dever de memória”, ao transmitir a outros o legado de seus antepassados.Palavras-chave: Memória; pós-memória; ficção; arquivo; ditadura militar argentina.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Barreto, C. C. M., & Capaverde, T. da S. (2020). O AUTOR COMO ARQUIVISTA: MEMÓRIA, PÓS-MEMÓRIA E ARQUIVO EM “O ESPÍRITO DOS MEUS PAIS CONTINUA A SUBIR NA CHUVA”, DE PATRICIO PRON. Caderno De Letras, (37), 177-193. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i37.18528
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Carla Carolina Moura Barreto, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduada em Letras- Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas literaturas, pela mesma instituição. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em estudos de literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria, escritas de si e memória. 

Tatiana da Silva Capaverde, Universidade Federal de Roraima

Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima. Possui Graduação em Letras - Bacharelado em Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2015).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura hispano-americana, literatura comparada, autoria, apropriação e hibridismo. 

Referências

ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
BERGSON, H. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. 4ª ed., São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
BERND, Z. Notas para uma teoria da transmissão. In: _____. A persistência da memória: romances da anterioridade e seus modos de transmissão intergeracional. Porto Alegre: BesouroBox, 2018.
BORGES, J. L. Ficciones. In: _____. Obras Completas. Buenos Aires: Emecé Editores, 1974.
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3ª ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CAPELATO, M. H. Memória da ditadura militar argentina: um desafio para a história. Revista Clio: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, n. 24, pp. 61-81, 2006.
DERRIDA, J. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Rio de janeiro: Relume Dumará, 2001.
DOUBROVSKY, S. Fils. Paris: Grasset, 1977.
FIGUEIREDO, E. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GALEANO, E. El libro de los abrazos. Madrid: Siglo XXI, 2000.
LE GOFF, J. A ordem da memória. In: _____. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2013.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, n. 10, pp. 7-28, 1993.
NOVARO, M. PALERMO, V. A Ditadura Militar Argentina 1976-1983: Do Golpe de Estado à Restauração Democrática. Tradução de Alexandra de Mello e Silva. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
ORWELL, G. 1984. Tradução de Alexandre Hubner, Heloísa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PASCUAL, A. L. Terrorismo de estado: a Argentina de 1976 a 1983. Brasília: Universidade de Brasília, 2004.
POLLAK, M. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, pp. 200-212, 1992.
PRON, P. O espírito dos meus pais continua a subir na chuva. Tradução de Gustavo Pacheco. São Paulo: Todavia, 2018.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2007.
SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução de Rosa Freire d'Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SOUZA, R. Memória e Imaginação. In: BERND, Z. (org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, pp. 247-268, 2010.
TODOROV, T. Los abusos de la memoria. Tradução de Miguel Salazar. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2000.