A IMAGEM LATENTE DE SÃO LUÍS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A FOTOGRAFIA E A POESIA À LUZ DA MEMÓRIA DA CIDADE

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Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares
http://orcid.org/0000-0001-8272-6013
José Ferreira Junior
http://orcid.org/0000-0002-7441-8173
Márcia Manir Miguel Feitosa
http://orcid.org/0000-0001-5750-8620

Resumo

São Luís, palco de significativa produção literária, sobretudo no século XIX, é a cidade natal de Maria Firmina dos Reis, Arthur Azevedo, Aluísio Azevedo, Graça Aranha, Odylo Costa, filho, dentre outros, sendo também o local de nascimento daquele que se destacou na poesia moderna: Ferreira Gullar. A obra gullariana mais emblemática é Poema Sujo, em que traduz, em versos, seu eu-lírico no exílio. Este artigo propõe estabelecer possíveis relações entre a fotografia e a literatura, tendo como eixo de análise a relação da memória com três conjuntos de fotografias da série Visões de um poema sujo, de autoria do artista maranhense Márcio Vasconcelos, inspirada na poesia de Gullar. Considerando a cidade de São Luís como arrimo entre as duas obras, utiliza-se como base teórica o conceito de memória dos autores Michael Pollak e Maurice Halbwachs, com vistas à observação de tais relações. A metodologia empregada é o estudo do caso e o procedimento de análise de dados parte do entendimento desses conceitos de memória, em diálogo com um ponto de vista semiótico na configuração de Charles Sanders Peirce, no intuito de uma leitura da composição imagética enquanto linguagem visual. Como resultado há afastamentos e aproximações entre os dois suportes artísticos (a palavra escrita e a imagem fotográfica), razão pela qual a fotografia pode ser atravessada, por intermédio do olhar fotográfico. Considera-se, portanto, que a imagem propõe ao espectador um jogo de recepção e de tradução, sendo esse um processo no qual são acionados o código verbal (texto de partida) para envolvê-lo no processo tradutório e apontar para o visual (texto de chegada), caminho aberto às subjetividades.Palavras-chave: Poema sujo; fotografia; memória; São Luís.

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Como Citar
Soares, M. T. G. de F., Ferreira Junior, J., & Manir Miguel Feitosa, M. (2020). A IMAGEM LATENTE DE SÃO LUÍS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A FOTOGRAFIA E A POESIA À LUZ DA MEMÓRIA DA CIDADE. Caderno De Letras, (37), 93-108. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i37.18788
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Comunicação (UERJ) - pesquisa atual : fotografia contemporânea brasileira. Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA), Especialista em Artes Visuais: cultura e criação (SENAC), Cineasta (UFF). Fotógrafa e cineasta, autoras de projetos contemplados: Novembro Fotográfico (CCV MA); "José Louzeiro: depois da luta" (2º lugar no II Edital do Audiovisual do Maranhão, pelo qual recebeu prêmios da ABC-MA, e menções honrosas do júris tecnicos dos Festivais: Maranhão na Tela e Guarnicê).

José Ferreira Junior, Universidade Federal do Maranhão

José Ferreira Junior, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  Professor Titular de Jornalismo e dos Programas de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e em Comunicação Profissional na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Profa. Titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista de Produtividade do CNPq- nível 2. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Cultura e Sociedade. Coordenadora do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura - Geplit. Autora do livro A reapresentação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão (2018).

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