A IMAGEM LATENTE DE SÃO LUÍS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A FOTOGRAFIA E A POESIA À LUZ DA MEMÓRIA DA CIDADE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real, Pós, Belo Horizonte v. 2, n. 4, pp. 206-209, nov 2012.
FALCÃO, A. O bêbado e a equilibrista: em 1979, Elis Regina deu voz ao hino da Anistia. Portal EBC, 2016. Disponível em:
GULLAR, F. Poema sujo. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1983.
GULLAR, F. Rabo de foguete: os anos no exílio. Rio de Janeiro: Revan, 2010.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
KOSSOY, B. Fotografia & história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, pp. 200-212, jul./dez. 1992.
PROGRAMA PERFIL. Entrevista: Márcio Vasconcelos (Bloco 01), 13 minutos, 2016. Disponível em:
REGINA, E. O bêbado e a equilibrista. Elis, essa mulher. 1979. Disponível em:
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006.
SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOULAGES, F. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
UCHOA LEITE, S. Poesia e fotografia. In: TURAZZI, M. I. Fotografia. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 27, 1998, pp-360-361.
VASCONCELOS, M. Entrevista Visões de um poema sujo. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por
VASCONCELOS, M. Entrevista: Márcio Vasconcelos (Bloco 02), 12 minutos, 2016. Disponível em:
VASCONCELOS, M. Entrevista: Márcio Vasconcelos (Bloco 03), 20 minutos, 2016. Disponível em:
VASCONCELOS, M. Visões de um poema sujo. São Paulo: Vento Leste, 2016.