ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO DA LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ: O FUNCIONAMENTO POLÍTICO DA RELIGIÃO COMO LUGAR DE MEMÓRIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rejane Fiepke Carpenedo
http://orcid.org/0000-0001-7151-666X
Eliana Rosa Sturza

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa de tese que está em andamento, em que a proposta é pesquisar a memória da língua de imigração alemã, escrita e falada, no município de Novo Machado – RS à luz dos estudos enunciativos. O objetivo deste artigo é refletir acerca do funcionamento político do espaço de enunciação religioso como lugar de memória da língua, pensado a partir da teoria da Enunciação, com base na Semântica do Acontecimento (Guimarães, 2002). O corpus mobilizado constitui-se de fotografias como materialidade de registro dos enunciados em língua alemã, para fins de possibilitar a análise dos espaços de enunciação. Observa-se que o discurso religioso constitui-se como um lugar de memória da língua, e se faz presente nos espaço de enunciação públicos e privados. Isto evidencia que a língua de imigração marca o seu funcionamento como lugar de pertencimento do sujeito, inscrevendo-se nas mais distintas instâncias da vida dos descendentes de alemães.Palavras-chave: Língua de imigração alemã; memória; enunciação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fiepke Carpenedo, R., & Rosa Sturza, E. (2020). ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO DA LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ: O FUNCIONAMENTO POLÍTICO DA RELIGIÃO COMO LUGAR DE MEMÓRIA. Caderno De Letras, (37), 341-352. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i37.18860
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Rejane Fiepke Carpenedo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria.

Eliana Rosa Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria e  Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras.

Referências

ALTMANN, W. Lutero e libertação: releitura de Lutero em perspectiva Latino-Americana. São Paulo: Ática; São Leopoldo: Sinodal, 1994.
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 2006.
BOLOGNINI, C. Z.; PAYER, M. O. Línguas de imigrantes. Cienc. Cult. vol.57 n.2. São Paulo, 2005. Disponível em:
Acesso em: 14 jan. 2020
BRUST, V. O efeito “Chapéu de Clementis”: Imagens do sujeito imigrante italiano na Quarta Colônia. 2013. 174 p. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
CAMPOS, C. M. A política da língua na era Vargas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006.
DREHERM M. N. Tentativa de teologia protestante em uma igreja de imigrantes no Brasil. In: Simpósio de História da Igreja. São Leopoldo: Sinodal, pp. 35-50, 1986.
GUIMARÃES, E. Enunciação, Língua, Memória. Revista da ANPOLL, nº2, pp.27-33, 1996.
GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
¬¬¬¬¬GUIMARÃES, E. Os limites do sentido. Campinas: Pontes, 2002.
MARIANI, B. Colonização Lingüística. Campinas: Pontes, 2004.
ORLANDI, E. P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias linguísticas no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
¬ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 4ª ed. Campinas: Pontes, 2002.
PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. São Paulo: Escuta, 2006.
PARCIANELLO, J. F. O dizer na e sobre a língua de sujeitos descendentes de imigrantes italianos e a fronteira enunciativa. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em:
. Acesso em: 25 jan. 2020.
PRIEBE, G.; SCHROEDER, N. Novo Machado conta a sua História. 2 ed. Novo Machado: 2005.
STUMPF, I.R.C. Pesquisa bibliográfica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
TATSCH, L. Estudo enunciativo da designação da expressão Línguajar gaúcho na obra de Dante de Laytano: Reflexão sobre a noção de acontecimento. Web Revista Sociodialeto. Disponível em: . Acesso em: 20. Fev.2020.
WEBER, A. Política de línguas e mídia no mercosul: um estudo enunciativo de jornais de fronteira. Tese de Doutorado. Santa Maria, RS, 2013.