CONSERVAR LAS MEMORIAS COMO UN ACTO DE RESISTENCIA Y PERSISTENCIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Palabras Clave: Derechos Humanos, archivos, repositorio digital, memorias subterráneas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
FUENTES, J. J. Evaluación de bibliotecas y centros de documentación e información. Barcelona: Ediciones Trea, 1999.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HUYSSEN, A. En busca del futuro perdido. Cultura y memoria en tiempos de globalización. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
ICOM. Código de deontología del ICOM para los Museos, 2017. Recuperado de https://icom.museum/wp-content/uploads/2018/07/ICOM-codigo-Es-web-1.pdf
POLLAK, M. Memoria, olvido y silencio. La producción social de identidades frente a situaciones límite. La Plata: Ediciones el Margen, 2006.
RAMA, Á. La ciudad letrada, Arca, Montevideo, 1984.
TAYLOR, D. El archivo y el repertorio. La memoria cultural y performática en las Américas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2016.
TODOROV, T. Los abusos de la memoria. Memoria y ciudad. Medellín: Corporación Región, 1997.