LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética (A teoria do romance). São Paulo: Unesp, 1993.
BORDINI, M. G. A literatura infantil nos anos 80. In: SERRA, E. D’A. (org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998.
COELHO, N. N. Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
COSTA, C. D. M.; SILVA, B. L. M. A Produção Literária para Crianças e Jovens: Distribuição e Pertinência em Categorias da FNLIJ. Campinas, 2009. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/
FERNANDES, C. R. D. Imagens de Leitura na Literatura Infanto-Juvenil Brasileira. Campinas, 2005. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/index.htm.
GRAMMONT, J. Políticas de Promoção da Leitura Literária para a Infância no Brasil: Uma Análise Histórica. Campinas, 2005. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/index.htm.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1986.
MELLO, F. A. S. Leituras Infantis nos Anos 50. In: Anais do I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil. Campinas, 1998. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais12/12COLE_1CHLLB.pdf
PAIVA, A. Catálogos de Editoras e Escolhas Docentes no Contexto Escolar. In: Literatura no Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica: 2010.
PERROTTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.
SILVA, M. C. Leitura, Pesquisa e Ensino. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
SILVA, M. C. A Criança e o Livro: Memórias em Fragmentos. In: Anais do I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil. Campinas, 1998. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais12/12COLE_1CHLLB.pdf
SILVA, L. L. M. da e OLIVEIRA, L. M. de (orgs.). Tempo de Cole. São Paulo; Campinas: Ed. Unicamp, 2014.
SILVEIRA, R. M. H. Catálogos de Literatura Infantil: O Que Eles Dizem sobre Leitor, Leitura, Escola e Mercado? . In: Anais do I Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil. Campinas, 1998. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais12/12COLE_1CHLLB.pdf
SOARES, J. S. O melhor para a criança? Uma leitura do prêmio FNLIJ – Ofélia Fontes (2001-2008), fevereiro de 2020, 268 páginas. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
ZAPPONE, M. H. Y. Caminhos da Leitura no Brasil: prelos, editoras e instituições. In: AGUIAR, V. T. de A.; MARTHA, A. Á. P. (org.) Territórios de Leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006.
ZEN, M. I. H. Imagens de Criança na Literatura Infantil Pós Década de 70. Campinas, 1998. Disponível em http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais12/12COLE_1CHLLB.pdf