LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL

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Márcia Cabral da Silva
http://orcid.org/0000-0002-8748-5893
Josiane de Souza Soares
http://orcid.org/0000-0002-8675-9282

Resumo

Neste estudo, examinam-se três vertentes dos discursos sobre Literatura Infantil veiculadas no âmbito dos Congressos de Leitura do Brasil - COLE - a partir do exame de trabalhos apresentados no Seminário de Literatura Infantil e Juvenil no período de 1998 a 2009. Trata-se da concepção histórica sobre Literatura Infantil, do lugar da premiação das obras para a criança e do papel da promoção e da divulgação dos livros infantis literários. Os estudos de Mikhail Bakhtin (1986; 1993) sobre discurso e literatura foram os aportes teóricos privilegiados. Os resultados alcançados permitem sublinhar a importância desse fórum acadêmico para a compreensão da Literatura Infantil brasileira.

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Como Citar
da Silva, M. C., & Soares, J. de S. (2022). LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL. Caderno De Letras, (42), 327-341. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.19735
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcia Cabral da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP), Professora Titular na Faculdade de Educação (UERJ), Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (área Linguística aplicada à Alfabetização e ao Letramento) e na Pós-graduação em Educação atua na Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História.

Josiane de Souza Soares, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Ensino Fundamental, CAP/UFRJ

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