A CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA NA MÍDIA DIGITAL: DO ACONTECIMENTO DISCURSIVO À RESISTÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anísio Batista Pereira
http://orcid.org/0000-0002-1329-5237

Resumo

A condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi assunto em todos os canais de comunicação a partir de 2017. O ex-político supracitado foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em ação da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia, em 2019. Sua condenação acontece pela primeira vez em julho de 2017 em primeira instância e, em janeiro de 2018, em segunda instância, na ação penal referente ao triplex do Guarujá. Pensando nesses acontecimentos, objetiva-se, por meio deste trabalho, descrever/analisar os discursos relacionados a esse fato na mídia digital e refletir o acontecimento e as resistências emergentes. O corpus é constituído por uma reportagem que trata da condenação e por comentários de leitores/internautas sobre esse discurso veiculado no portal G1, sendo um dos mais acessados atualmente. Como suporte teórico-metodológico, foram utilizadas teorias da Análise do Discurso francesa, a partir dos conceitos de acontecimento discursivo, relações de poder e resistência, de Michel Foucault (1995; 1996; 2007; 2008; 2010), com auxílio da abordagem de memória que se apresenta em Jean-Jacques Courtine (2009) e Michel Pêcheux (1999; 2008). Esse acontecimento discursivo, tendo em vista o momento histórico de produção da notícia, provoca efeitos de reações diversas, inclusive de resistências, pelos sujeitos que se inscrevem em uma formação discursiva política vinculada ao partido do condenado, no caso, de esquerda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pereira, A. B. (2022). A CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA NA MÍDIA DIGITAL: DO ACONTECIMENTO DISCURSIVO À RESISTÊNCIA. Caderno De Letras, (41), 35-50. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.19779
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduado em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (Regional Catalão); Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia; Membro do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU/CNPq).

Referências

ACHARD, P. Memória e Produção discursiva do sentido. In: ____ et al. Papel da Memória. Campinas: Pontes, 1999.
COURTINE, J-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EDUFSCar, 2009.
FOUCAULT, M. O Sujeito e o Poder. In: RABINOV, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault: Uma Trajetória Filosófica - para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25 ed. Trad. R. Machado. São Paulo: Graal Edições, 2007.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, M. Poder e saber. In: MOTTA, M. B. da (org.). Estratégia Poder-Saber. (Ditos & Escritos IV). Trad. Vera Lúcia Avellar Ribeiro Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2010.
GREGOLIN, M. do R. AD: descrever - interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. In: NAVARRO, P. (org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006.
NAVARRO, P. Discurso, história e memória: contribuições de Michel Foucault ao estudo da mídia. In: TASSO, I. (org.). Estudos do texto e do discurso: interfaces entre lingua(gens), identidade e memória. São Carlos: Claraluz, 2008.
PECHÊUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Orlandi. 5 ed. São Paulo: Pontes Editores, 2008.