FASCISMO E BRUXARIA: HARRY POTTER E O DIREITO À LITERATURA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Vieira Dorneles

Resumo

Este trabalho trata-se de uma análise de elementos significativos para a formação de leitores por meio da saga Harry Potter, escrita pela escritora britânica J K Rowling, entre 1997 e 2007. Para tanto, tenta-se demonstrar a influência da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e da personagem Hermione para transformar Harry Potter em uma das sagas mais lidas da História da Literatura. Por isso, procura-se analisar Harry Potter como uma obra atemporal, visto que aborda temas imprescindíveis para qualquer época, como a representação de regimes fascistas por meio de Lorde Voldemort e de seus Comensais da morte. Objetivando subsidiar essa discussão, foram considerados os estudos de Robert Paxton (2004) sobre as maneiras pelas quais o fascismo se institui na sociedade. Sendo assim, Harry Potter desempenha um relevante papel na formação de leitores, desde a sua publicação até hoje, em função de elementos essenciais à natureza humana: o exercício da fabulação e o acesso, por meio do texto literário, à fantasia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dorneles, B. V. (2022). FASCISMO E BRUXARIA: HARRY POTTER E O DIREITO À LITERATURA. Caderno De Letras, (42), 69-88. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.19854
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruna Vieira Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras (UFRGS); Especialista em Literatura Infantil (UNIARA); Mestranda em Teoria, Crítica e Comparatismo (UFRGS). Área de concetração: estudos de literatura.

Referências

BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1987.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BORELLI, S. Campo editorial e mercado: a série Harry Potter. In: BRAGANÇA, A.; ABREU, M. (orgs.). Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
CAMARANI, A. A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura acadêmica, 2014.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CORSO, D.; CORSO, M. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FRANCISCO, B. Leitores e leituras de Harry Potter. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo: São Paulo, 2019.
GARCEZ, L. Esse Brasil que não lê. In: Retratos da leitura no Brasil. AMORIM, G. (org). São Paulo: Instituto Pró-livro, 2008.
GUTKOSKI, C. Do pó de pirilimpimpim ao pó de flu: transportes para a fantasia. In: JACOBY, S.; RETTENMAIER, M. (org.). Além da plataforma nove e meia. Passo Fundo: UPF, 2005.
HELD. J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus Editorial, 1980.
HUNT, P. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosacnaify, 2010.
PELISOLI, A. C. M. D. Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rocco: Rio de Janeiro, 2000a.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Câmara Secreta. Rocco: Rio de Janeiro, 2000b.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rocco: Rio de Janeiro, 2000c.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rocco: Rio de Janeiro, 2001.
ROWLING, J.K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rocco: Rio de Janeiro, 2003.
ROWLING, J.K. Harry Potter e o Enigma Príncipe. Rocco: Rio de Janeiro, 2005.
ROWLING, J.K. Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rocco: Rio de Janeiro, 2007.
ROWLING, J.K.; TIFFANY, J.; THORNE, J. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Parte um e dois. Rocco: Rio de Janeiro, 2016.
SHIRER, W. Ascensão e Queda do Terceiro Reich. 2 volumes. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2017.
SILVA, L. Leitores de Harry Potter: entre livros, leituras, telas, encontros. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.
VARGAS, M. L. B. Crescimento e busca da identidade em Harry Potter. In: JACOBY, S.; RETTENMAIER, M. (org.). Além da plataforma nove e meia. Passo Fundo: UPF, 2005.
VONZ FRAZ, M. O feminino nos contos de fadas. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.