ENTRE FINAIS DE SÉCULOS: A CONDIÇÃO FEMININA E SUA REPRESENTAÇÃO FICCIONAL EM KATE CHOPIN E LÍDIA JORGE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcela Cucci Silvestre
Mauro Dunder

Resumo

Uma das questões que se têm colocado, no que diz respeito à constituição do cânone literário, é a da representatividade feminina. É seguro afirmar que, ao longo dos séculos, a produção literária de autoria feminina vem sendo deixada em condição de marginalidade, em relação às obras de autoria masculina. Uma das consequências dessa relação de desigualdade é o surgimento, em meados da década de 1980, da Ginocrítica, vertente da Crítica Literária Feminista que traz ao centro da discussão a questão da existência de mulheres que escrevem - particularmente sobre questões que dizem respeito à condição feminina nas diferentes sociedades. Sob tal perspectiva, este artigo discute, comparativamente, a representação da mulher e de sua condição em dois contos de tempos e culturas distintos: "The Story of an Hour" (1894), da norte-americana Kate Chopin (1851-1904), e "Marido" (1996), da portuguesa Lídia Jorge (1946), levando em conta as estratégias estéticas e narrativas de que lançam mão para discutir, em seus contextos, diferentes formas de opressão a que a sociedade submete as mulheres. Servem de arcabouço teórico as reflexões de, entre outros, Gilbert e Gubar (1984), Muecke (1995) e Bachelard (2003).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silvestre, M. C., & Dunder, M. (2022). ENTRE FINAIS DE SÉCULOS: A CONDIÇÃO FEMININA E SUA REPRESENTAÇÃO FICCIONAL EM KATE CHOPIN E LÍDIA JORGE. Caderno De Letras, (42), 29-40. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.19998
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcela Cucci Silvestre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora de Práticas de Leitura em inglês da Escola de Ciências e Tecnologia (UFRN). Mestre e Doutora em Estudos Literários na área de Literatura Norte-americana pela UNESP (São José do Rio Preto e Araraquara, respectivamente).

Mauro Dunder, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Letras (Port/Ing) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre e Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde leciona as disciplinas da área de Literatura Portuguesa, com ênfase em estudos de literatura portuguesa de autoria feminina contemporânea.

Referências

BACHELARD, G. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CHOPIN, K. Complete novels and stories. New York: The Library of America, 2002.
DAGHLIAN, C. A obsessão irônica na poesia de Emily Dickinson. 1987. Tese (Livre Docência em Teoria da Literatura) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto.
GILBERT, S.; GUBAR, S. The madwoman in the attic: the woman writer and the nineteenth century literary imagination. London: Yale University, 1984.
JORGE, L. Antologia de contos. São Paulo: Leya, 2014.
MUECKE, D. C. Ironia e o irônico. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PERROT, M. (org.). História da vida privada. Trad. Denise Bottmann e Bernardo Joffily. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. v. 4.
SOUZA, E. G. Sexo e identidade em Alice Walker. In: Crop - Revista da área de Língua e Literatura Inglesa e Norte-americana, Departamento de Letras Modernas, Humanitas, São Paulo, n. 8, FFLCH/ USP, 2002.