UMA FORÇA SEM “ORIGENS”: O CARISMA EM SAUL GOODMAN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thiago Barbosa Soares
https://orcid.org/0000-0003-2887-1302

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a construção das relações de poder através do carisma com vistas a compreender seus componentes e como esses estão articulados no processo de persuasão e, consequentemente, subjetivação de sujeitos, ao se apresentar como uma técnica de si, no interior dessas relações. Por conseguinte, aplicar-se-á os consagrados mecanismos da Análise do Discurso oriunda dos textos de Michel Foucault, e outros conceitos afins, mirando fundamentalmente o carisma, como recurso interpessoal, materialidade integrante dos rituais nas relações de poder. Para tanto, foi tomado como objeto desta investigação a personagem Saul Goodman, protagonista da série Better Call Saul (2015) ( Breaking Bad [2008]) e seus discursos que performatizam o carisma ou lhe revestem de características materialmente apreensíveis. Com isso, buscou-se “localizar” o carisma no espaço/tempo das relações sociais, ao observar sua materialidade simbólica e histórica como arregimentadora e configuradora de imagens na construção de sujeitos e de sentidos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Soares, T. B. (2022). UMA FORÇA SEM “ORIGENS”: O CARISMA EM SAUL GOODMAN. Caderno De Letras, (42), 393-405. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20101
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, UFT

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR-UFSCar) e do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, [19-?].
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política (vol. I). Trad. Carmen C, Varriale et al. 12 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 20 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DELEUZE, G. Foucault. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Editora Edições 70, 2017.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 4 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FRANK, N. A força do carisma: como encantar as pessoas e se destacar em qualquer ambiente. São Paulo: Editora Lafonte, 2017.
GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. 2 ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
LAURANCE, R. O carisma de Adolf Hitler: o homem que conduziu milhões ao abismo. Trad. Alice Kelsck. Rio de Janeiro: LeYa, 2013.
LEIGH, A. O poder do carisma. 2 ed. São Paulo: Editora Gente, 2013.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Trad. Ciro Mioranza. 3 ed. São Paulo: Editora Escala, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A genealogia da moral. Trad. Antonio Carlos Braga. 3 ed. São Paulo: Editora Escala, 2009.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação - a nova retórica. Trad. Maria E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Trad. Carlos Piovezani Filho e Nilton Milanez. São Carlos: Claraluz, 2005.
SHINYASHIKI, E. O poder do carisma: conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo. São Paulo: Editora Gente, 2018.
SOARES, T. B. Sentido da voz: uma análise das unidades do discurso presentes no campo da oratória. Revista Humanidades & Inovação. v. 6, n. 8, 2019, pp. 269-280
SOARES, T. B. Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua. Brasília: EDUFT, 2020.
WEBER, M. Economia e Sociedade: Fundamentos da sociologia compreensível. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora da UnB, vol. I, 2004.