REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Michele Bete Petry
Alexandre Fernandez Vaz

Resumo

Propondo uma reflexão sobre os lugares e modos de expor a arte, apontamos para a tese de que as revistas teriam funcionado como lugares de exposição da arte gráfica no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX. Em razão disso, investigamos a presença da arte nessas revistas por meio de uma análise expográfica sobre os seus programas de apresentação (“programas de curadoria”) e seus projetos gráficos (“projetos de expografia”), apontando para as propostas de crítica e propaganda, na revista A Cigarra e O Mercurio, e de crítica e humor, na Revista da Semana e O Malho. Ou seja, respectivamente, para a presença do que denominamos de Arte do Espetáculo e Arte Nova. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Petry, M. B., & Vaz, A. F. (2022). REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900. Caderno De Letras, (42), 237-252. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20148
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Michele Bete Petry, EED/UFSC

Historiadora. Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC/CNPQ, com período de estágio sanduíche na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e na École Normale Supérieure de Paris. Pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Professor Titular da Uuniversidade Federal de Santa Catarina (PPGICH, PPGE) - UFSC e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidae Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisador CNPq 1C.

Referências

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. SP: Editora Hucitec, 2010.
CHARLE, C. A gênese da sociedade do espetáculo: teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena. Trad. Hildegard Deist. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CINTRÃO, R. As montagens de exposições de arte: dos Salões de Paris ao MoMA. In: RAMOS, A. D. (org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010.
CINTRÃO, R. Algumas exposições exemplares: as salas de exposição na São Paulo de 1905 a 1930. Porto Alegre: Zouk, 2011.
O’DOHERTY, B. No Interior do Cubo Branco: A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PEZONE, R. F.; DESBIOLLES, Y. C. Les revues d’art: formes, stratégies et réseuax au XXe siècle. Presses Universitaires de Rennes, 2011.
POSSAS, H. C. G. Classificar e ordenar: os gabinetes de curiosidades e a história natural. In: FIGUEIREDO; B. G.; VIDAL, D. G. (orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2 ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
RABELAIS, F. Gargântua e Pantagruel. Trad. David Jardim Junior. Belo Horizonte: Itatiaia, 2009.
REZENDE, L. L. A circulação de imagens no Brasil oitocentista: uma história com marca registrada. In: CARDOSO, R. (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
ROMUALDO, E. C. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia. Maringá: Eduem, 2000.
SALIBA, E. T. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SIMIONI, A. P. C. Souvenir de ma carrière artistique. Uma autobiografia de Julieta de França, escultora acadêmica brasileira. Anais do Museu Paulista. v. 15. n.1. jan.- jun. 2007.
STEAD, E.; VÉDRINE, H. L’Europe des revues (1880-1920): estampes, photographies, illustrations. Paris: Presses de l’Université Paris-Sorbonne, 2008.