REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900

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Michele Bete Petry
Alexandre Fernandez Vaz

Resumo

Propondo uma reflexão sobre os lugares e modos de expor a arte, apontamos para a tese de que as revistas teriam funcionado como lugares de exposição da arte gráfica no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX. Em razão disso, investigamos a presença da arte nessas revistas por meio de uma análise expográfica sobre os seus programas de apresentação (“programas de curadoria”) e seus projetos gráficos (“projetos de expografia”), apontando para as propostas de crítica e propaganda, na revista A Cigarra e O Mercurio, e de crítica e humor, na Revista da Semana e O Malho. Ou seja, respectivamente, para a presença do que denominamos de Arte do Espetáculo e Arte Nova. 

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Como Citar
Petry, M. B., & Vaz, A. F. (2022). REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900. Caderno De Letras, (42), 237-252. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20148
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Michele Bete Petry, EED/UFSC

Historiadora. Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC/CNPQ, com período de estágio sanduíche na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines e na École Normale Supérieure de Paris. Pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha. Desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Professor Titular da Uuniversidade Federal de Santa Catarina (PPGICH, PPGE) - UFSC e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidae Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisador CNPq 1C.

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