ORSAI: UNA COMUNIDAD LITERARIA EN LA ERA DIGITAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ÁLVARO, D. Los conceptos de “comunidad” y “sociedad” de Ferdinand Tönnies, Papeles del CEIC, Leioa, Volumen 2010/1, #52, marzo 2010.
BLANCHOT, M. La comunidad inconfesable. Madrid: Editorial Nacional, 2002.
CAPARRÓS, M. Por la crónica. 2007. Disponible en
CASACUBERTA, D. Creación colectiva. En Internet el creador es el público. Barcelona: Gedisa, 2003.
DE SANTIS, P. La historieta en la edad de la razón. Buenos Aires: Paidós, 2004.
ESPOSITO, R. Comunidad, inmunidad y biopolítica. Madrid: Herder, 2009.
FERRANDO MATEU, R. Cultura Libre o Derechos de autor ¿una disyuntiva innecesaria en el siglo XXI?, Diablotexto Digital, Valencia, Vol. 2, pp. 135-151, 2017.
GARCÍA CANCLINI, N. y Villoro. La creatividad redistribuida. CDMX: Siglo XXI Editores, 2013.
GROYS, B. Arte en flujo: ensayos sobre la evanescencia del presente. Buenos Aires: Caja Negra, 2016.
INGRASSIA, F. (comp.). Estéticas de la dispersión. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2013.
KAMENSZAIN, T. Una intimidad inofensiva: los que escriben con lo que hay. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2016.
LINK, D. Cómo se lee y otras intervenciones críticas. Buenos Aires: Norma, 2003.
LUDMER, J. Aquí América latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.
NANCY, J. L. La comunidad inoperante. Santiago de Chile: Escuela de Filosofía Universidad ARCIS, 2000.
PUERTA MOLINA, A. La crónica latinoamericana actual: lo maravilloso real. Análisis del periodismo narrativo de Alberto Salcedo Ramos. Universidad Autónoma de Madrid, 2016.
ROMÁN, C. Prensa, política y cultura visual. El Mosquito (Buenos Aires, 1863-1893). Buenos Aires: Ampersand, 2017.
ROTKER, S. La invención de la crónica. Buenos Aires: Ediciones Letra Buena, 1992.
SCHLÜTER, C. y Clausen, Lars. (eds.). Renaissance der Gemeinschaft? Stabile Theorie und neue Theoreme. Berlín: Duncker & Humblot, 1990.
SOSA, C. Los alcances de lo autobiográfico en Revista Orsai, nadie en el medio. El director-personaje como figura clave de la publicación. En: TREBIÑO GARCÍA, B. y H. MOLANO NUCAMENDI. (Coord). Indagaciones alrededor de las literaturas del yo. Miradas colectivas, caminos personales. CDMX: Universidad Nacional Autónoma de México, 2018. pp. 483-495.
STEIMBERG, O. Leyendo historietas. Textos sobre relatos visuales y humor gráfico. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2013.
VILLORO, J. Safari accidental. CDMX: Editorial Planeta, 2005.