THE ROLE OF NARRATIVE STRUCTURE IN THE ACQUISITION OF EUROPEAN PORTUGUESE PERFECTIVE AND IMPERFECTIVE MORPHOLOGY BY L1 MANDARIN CHINESE LEARNERS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
AYOUN, D.; SALABERRY, R. Acquisition of English Tense-aspect Morphology by Advanced French Instructed Learners. Language Learning, v. 58, n. 3, pp. 555–595, 2018.
BARDOVI-HARLIG, K. Anecdote or evidence? Evaluating support for hypotheses concerning the development of tense and aspect. In: GASS, S., COHEN, A.; TARONE, E. (eds.) Research Methodology in Second Language Acquisition, Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.
BARDOVI-HARLIG, K. Tense and Aspect in Second Language Acquisition: Form, Meaning, and Use. Malden, MA: Blackwell, 2000.
BRONCKART, J. P.; BOURDIN, B. L’acquisition des valeurs des temps des verbes. Langue Française, v. 93, pp. 102-124, 1993.
COMAJOAN, L. The acquisition of perfective and imperfective morphology and the marking of discourse grounding in Catalan. In: AYOUN, D.; SALABERRY, M. R. (eds.) Tense and Aspect in Romance Languages, Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2005.
COMRIE, B. Aspect. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.
ERBAUGH, M.; SMITH, C. Temporal Interpretation in Mandarin Chinese. Linguistics, v. 43, n.4, pp.713-756, 2005.
CUNHA, L. Aspeto. In: RAPOSO, E. et al. (eds.) Gramática do Português, v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
DRY, H. A. The movement of narrative time. Journal of Literary Semantics, v. 12, pp. 19-53, 1983.
FLEISCHMAN, S. Tense and Narrativity: From Medieval Performance to Modern Fiction. Austin, TX: University of Texas Press.
GARCÍA FERNÁNDEZ, L. El Aspecto Gramatical en la Conjugación. Madrid: Arco, 1998.
GIACALONE ROMAT, A. Presentazione del progetto di Pavia sull’acquisizione di lingue seconde. Lo sviluppo di strutture temporali. In: BERNINI, G.; GIACALONE RAMAT, A. (eds.) La Temporalità nell’Acquisizione di Lingue Seconde, Milano: Franco Angeli, 1990.
GIVÓN, T. Syntax: A Functional-Typological Introduction (vol.1). Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins, 1984.
GÜELL, L. La adquisición del tiempo verbal en el aprendizaje del español como lengua extranjera. PhD dissertation – Universitat Autòtoma de Barcelona, 1998.
HOPPER, P. Aspects and foregrounding in discourse. In: GIVÓN, T. (eds.) Syntax and Semantics: Discourse and Syntax, New York: Academic Press, 1979.
LISKIN-GASPARRO, J. The use of tense-aspect morphology in Spanish oral narratives: exploring the perceptions of advanced learners. Hispania, v. 83, pp. 830-844, 2000.
OLIVEIRA, F.; SILVA, F. O Uso do Pretérito Imperfeito e do Pretérito Perfeito do Indicativo em Português Europeu por Estudantes com Cantonês como L1. Studia Iberystyczne v.18, pp. 447-466, 2019.
KLEIN, W.; PING, L. The Expression of Time. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009.
LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (Eds.) Essays on the Verbal and Visual Arts, Seattle, WA: University of Washington Press, 1967.
LAFFORD, B. The development of tense/aspect relations in L2 Spanish narratives: evidence to test competing theories. In: SECOND LANGUAGAE RESEARCH FORUM, 1996, Tucson, University of Arizona.
LI, W. Aspect in Chinese narrative discourse. In: SHEI, C. (eds.) The Routledge Handbook of Chinese Discourse Analysis, London & New York: Routledge, 2019.
LIU, M. J. Tense and Aspect in Mandarin Chinese. In: WANG, W.S-Y.; SUN, C. (eds.) The Oxford Handbook of Chinese Linguistics, Oxford: Oxford University Press, 2015.
MOENS, M. Tense, aspect, and temporal reference. PhD dissertation - University of Edinburgh, Edinburgh, 1987.
OLIVEIRA, F. Tempo e aspeto. In: RAPOSO, E. et al. (eds.) Gramática do Português, v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
REINHART, T. Principles of gestalt perception in the temporal organization of narrative text. Linguistics, v. 22, pp. 779-809, 1984.
SALABERRY, R.; AYOUN, D. The development of L2 tense-aspect in the Romance languages. In: AYOUN, D. & SALABERRY, M. R. (eds.) Tense and Aspect in Romance Languages, Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2005.
SILVA-CORVALÁN, C. Tense and aspect in oral Spanish narrative: context and meaning. Language, v. 59, pp. 760-780, 1983.
SMITH, C. The Parameter of Aspect. London: Kluwer Academic, 1991.
SQUARTINI, M. Tense and Aspect in Italian. In: THIEROFF, R. (ed.) Tense System in European Languages, v. 2. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 1995.
THORNBORROW, J. Narrative analysis. In: GEE, J. P.; HANDFORD, M. (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis, London & New York: Routledge, 2012.
VÉRONIQUE, D. Reference to past events and actions in narratives in L2: insights from north African workers’ French. In: PFAFF, C. W. (eds.) First and Second Language Acquisition Processes, Cambridge, MA: Newbury House, 1987.
YANG, A. R.; OLIVEIRA, F.; SILVA, F. A distinção entre Pretérito Imperfeito (PI) e Pretérito Perfeito (PPS) em Português Europeu (PE) por estudantes de nível B2 com L1 Cantonês. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MACAU E LÍNGUA PORTUGUESA: NOVAS PONTES A ORIENTE, 2019, Macau, Macau e Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente. Ata, Macau: IPOR, 2020 (forthcoming).
YANG, A. R. Sistema Temporo-Aspetual: Um Estudo Comparativo entre Português Europeu (PE) e Mandarim. Diacrítica, v. 34, n.3, pp.48-79, 2020.
YANG, J. The Acquisition of Temporality by Adult Second Language Learners of Chinese. PhD dissertation - University of Arizona, 2002.