TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”

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Maria Joana Chiodelli Chaise
http://orcid.org/0000-0002-2368-2281
Ernani Cesar de Freitas
http://orcid.org/0000-0002-8920-9446

Resumo

Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.

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Como Citar
Chaise, M. J. C., & Freitas, E. C. de. (2022). TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”. Caderno De Letras, (42), 407-418. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20441
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Joana Chiodelli Chaise, Universidade de Passo Fundo

Jornalista formada pela UPF (2002). Mestre em Comunicação pela Unisinos (2010) e doutoranda em Letras pela UPF (2018). Professora da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor (2006) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutorado (2011) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). Professor do PPGL/UPF e do curso de Letras.

Referências

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