ELABORAÇÃO DO PASSADO PELA NARRAÇÃO: ANÁLISE DE "OBSERVAÇÕES DE UMA CIDADÃ" DE SVETLANA ALEXIEVICH

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alana Destri
https://orcid.org/0000-0002-8075-9652
Renata Coelho Marchezan
https://orcid.org/0000-0001-7453-1734

Resumo

De acordo com a estudiosa Jeanne Marie Gagnebin (2006), Walter Benjamin e Theodor Adorno tiveram papel de destaque no avanço do estudo da memória em diversos campos do conhecimento. Dada sua importância, a memória está longe de ser apenas um objeto de estudo. Abordá-la a partir dos escritos desses pensadores, é também uma tarefa ética. Na esteira da reflexão sobre o passado a fim de resgatar o ser humano e humanizar a história, destaca-se a obra da jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch. A autora dialogou com testemunhas da derrocada da União Soviética e reuniu os relatos em sua obra O fim do homem soviético. Um dos relatos, separado dos outros, o último capítulo, intitulado "Observações de uma cidadã", mostra-se relevante para evidenciar o conteúdo histórico sedimentado em diálogo com conceitos propostos por Adorno e Benjamin. A partir do contraponto entre o capítulo e o projeto de Svetlana Aleksiévitch, buscou-se, então, ressaltar a narração como ferramenta importante no processo de elaboração do passado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Destri, A., & Marchezan, R. C. (2022). ELABORAÇÃO DO PASSADO PELA NARRAÇÃO: ANÁLISE DE "OBSERVAÇÕES DE UMA CIDADÃ" DE SVETLANA ALEXIEVICH. Caderno De Letras, (42), 89-99. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20667
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alana Destri, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Renata Coelho Marchezan, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Referências

ADORNO, T. O que significa elaborar o passado. In: Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ALEKSIÉVITCH, S. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2016a.
ALEKSIÉVITCH, S. As últimas testemunhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
ALEKSIÉVITCH, S. Meninos de zinco. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
ALEKSIÉVITCH, S. O fim do homem soviético. São Paulo: Companhia das Letras, 2016b.
ALEKSIÉVITCH, S. Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016c.
ALEXIEVICH, S. A search for eternal men: In lieu of biography. [s.d.]. Disponível em: http://alexievich.info/en/editions.html. Acesso em: 20 jun. 2020.
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985a.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985b.
GAGNEBIN, J. M. O que significa elaborar o passado?. In: Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin ou a história aberta. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
NOBRE, M. A Teoria crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
TAG - EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS. Entrevista: Svetlana Aleksiévitch. 2018. Disponível em: https://www.taglivros.com/blog/entrevista-svetlana-aleksievitch-tag-livros/. Acesso em: 19 ago. 2020.
THOMPSON, A. Adorno: a guide for the perplexed. London-New York: Continuum, 2006.