PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariane Rocha Silveira
https://orcid.org/0000-0002-2462-4876
Ivânia Campigotto Aquino
https://orcid.org/0000-0001-9221-3473

Resumo

O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silveira, M. R., & Aquino, I. C. (2022). PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO. Caderno De Letras, (42), 101-117. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20705
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariane Rocha Silveira, Universidade de Passo Fundo

Mariane Rocha Silveira: Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Língua Espanhola, Literatura e Leitura e Produção Textual na Universidade de Passo Fundo (UPF); Professora de Redação no Centro de Ensino Médio Integrado UPF; Bolsista Capes; marianesilveira@upf.br.  

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, e professora efetivo da rede municipal de ensino de Passo Fundo, atuando na Secretaria Municipal de Educação. ivania@upf.br

Referências

ARAÚJO, C. A. de. Frida (2002). 75 anos de Cinema. Disponível em http://www.75anosdecinema.pro.br/1629-FRIDA_(2002). Acesso em 12 jan. 2020.
BARCELONA, G. Frida Kahlo Pinturas - "Intenté ahogar mis penas en alcohol, pero las condenadas aprendieron a nadar". Disponível em https://www.gallerybarcelona.com/frida-kahlo-pinturas/. Acesso em 08 fev. 2020.
FEMSA, C. Frida Kahlo - Mi vestido cuelga ahí. Disponível em http://www.coleccionfemsa.com/#/?leng=es&frase=mi%20vestido%20cuelga%20ah%C3%AD&id=20&tipo=artis. Acesso em 08 fev. 2020.
FUENTES, C. Introducción. In: KAHLO, Frida. El Diario de Frida Kahlo: un íntimo autorretrato. Introdução de Carlos Fuentes. Ensaios e Comentários de Sarah M. Lowe. Hong Kong: Midas Printing, 2008.
HERRERA, H. Frida: a biografia. São Paulo: Globo, 2011.
KAHLO, F. El Diario de Frida Kahlo: un íntimo autorretrato. Introdução de Carlos Fuentes. Ensaios e Comentários de Sarah M. Lowe. Hong Kong: Midas Printing, 2008.
KETTENMANN, A. Frida Kahlo-1907-1954: Dor e Paixão. Slovakia: Taschen, 2015.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MORETTI, F. O século sério. In: MORETTI, F. O burguês: entre a história e a literatura. Trad. Alexandre Morales. 1 ed. São Paulo: Três Estrelas, 2014.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
TIBOL, R. Escrituras de Frida Kahlo. México, D. F.: Random House Mondadori, 2004.
ZAMORA, M. Frida: el pincel de la angustia. Ciudad de México: La Herradura, 2007.