A POTÊNCIA DO CORPO, SUAS LINGUAGENS, SUAS NARRATIVAS EM A FÚRIA DO CORPO DE JOÃO GILBERTO NOLL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisca Gilmara da Silva Almiro
https://orcid.org/0000-0003-2781-3186
Roniê Rodrigues da Silva
https://orcid.org/0000-0002-2738-7087

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura do primeiro romance do autor João Gilberto Noll, A fúria do corpo (1981), a partir de associações com teorias que transitam entre a literatura, a sociologia e a filosofia, em específico com as ideias problematizadas pelos estudiosos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari. No desenvolvimento do objetivo pretendido, considera-se, sobretudo, uma discussão sobre a representação do corpo, realizando conexões entre a perspectiva supracitada, a partir dos construtos teóricos de Corpo sem Órgãos e Rizoma, bem como proposições de Michel Foucault, Zygmunt Bauman (2005), Michel Maffesoli (2001), entre outros. No percurso da nossa leitura crítica destacamos como a linguagem na narrativa de Noll é composta pelos desenraizamentos e pelas subjetividades que constituem o sujeito humano na contemporaneidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva Almiro, F. G., & da Silva, R. R. (2022). A POTÊNCIA DO CORPO, SUAS LINGUAGENS, SUAS NARRATIVAS EM A FÚRIA DO CORPO DE JOÃO GILBERTO NOLL. Caderno De Letras, (42), 133-150. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20720
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisca Gilmara da Silva Almiro, Universidade do estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Grduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Roniê Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD/Capes). É Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Identidade Nacional, Literatura e Alteridade e Literatura e Sociedade. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, credenciado no Mestrado e Doutorado em Letras, onde desenvolve pesquisas na área da Pós-Graduação.

Referências

BAUMAN, Z. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. bras. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Trad. Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1991.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 1). 2 ed. Trad. Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Celio Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 2). 2 ed. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2011b.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 5). 2 ed. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2012a.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 3). 2 ed. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012b.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: 1997.
DELEUZE, G. Conversações. Trad.Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade 2: O uso dos Prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FOUCAULT, M. O corpo Utópico e as Heterotopias. São Paulo: Edições, 2013.
HALL, S. A identidade cultural na pós modernidade. 10 ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MAFFESOLI, M. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2001.
NOLL, J. G. A fúria do corpo. São Paulo: 1981.
SAMOYAULT, T. A intertextualidade. Tradução Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? 1 ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.