DISCURSO E SUBJETIVIDADE: AS REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS SOBRE A DEFESA DE DILMA NO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Abraão Janderson dos Santos Amaral
https://orcid.org/0000-0002-1297-7594
Raimundo Isidio de Sousa
https://orcid.org/0000-0002-9712-0791

Resumo

Em 2016, durante o julgamento do Impeachment de Dilma Rousseff no Senado, estiveram em evidência várias repercussões midiáticas sobre o discurso de defesa da ex-presidenta, com resquícios simbólicos ancorados nas posições às quais pertenciam os sujeitos midiáticos. Com enfoque nesse acontecimento, este trabalho objetiva analisar a forma como os portais de notícia UOL e Carta Capital se manifestaram subjetiva e discursivamente em suas reportagens. Para tanto, delineou-se as condições de produção do arquivo discursivo; em seguida, interpretou-se as discursivizações e os movimentos subjetivos dos portais de notícia, bem como suas implicações na produção de efeitos de sentidos acerca do impeachment. A fundamentação teórica tem como aparato a Análise Materialista de Discurso, recorrendo-se a autores como Pêcheux (1997; 1999; 2014) e Orlandi (2001; 2017). O estudo é de cunho descritivo-interpretativo e qualitativo. Nas análises, constata-se que os sujeitos produzem suas matérias de acordo com suas formações discursivas, manifestando aspectos subjetivos por meio de marcas discursivas e outros mecanismos textuais. Nesse sentido, o portal de notícias Carta Capital mobiliza discursos inscritos numa formação discursiva favorável à defesa de Dilma, ao contrário da UOL, que aciona uma formação discursiva instituidora de uma imagem negativa da ex-presidenta.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Amaral, A. J. dos S., & Sousa, R. I. de. (2022). DISCURSO E SUBJETIVIDADE: AS REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS SOBRE A DEFESA DE DILMA NO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT. Caderno De Letras, (41), 15-34. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.20815
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Abraão Janderson dos Santos Amaral, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

É doutorando e mestre em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e graduado em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD) e do Núcleo de Estudos em Linguagem, Tecnologia e Educação (NELTE). Produz pesquisas com enfoque na área do discurso midiático, sob a perspectiva da Análise de Discurso Materialista, além de estudos relacionados à educação escolar indígena, sob o enfoque da História das Ideias Linguísticas.

Raimundo Isidio de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

É professor assistente, Pró-Reitor de Planejamento e Finanças da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), graduado em Letras/Português, Especialista em Língua Portuguesa, Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Linguagens, Tecnologia e Educação (NELTE) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD), tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente em Análise de Discurso, Leitura e Educação a Distância.

Referências

BENVENISTE, E. Problema de linguística geral I. 5 ed. Campinas: Pontes Editora, 2005.
BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, A. Mini Aurélio Século XXI Escola: o minidicionário da Língua Portuguesa. 4 ed. Edição especial para o FNDE/PNLD. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
CARTA CAPITAL. Estamos a um passo de um verdadeiro golpe de estado, diz Dilma. Disponível em: . Acesso em: 20, nov., 2016.
CARTA CAPITAL. Senado aprova impeachment e destitui Dilma. Disponível em: . Acesso em: 20, nov., 2016.
CARTA CAPITAL. A fala de Dilma, a votação do impeachment e o mundo paralelo da mídia. Disponível em: . Acesso em: 20, nov., 2016.
FOLHA UOL. Em fala ao Senado, Dilma negou 16 vezes que cometeu crime de responsabilidade. Disponível em: . Acesso em: 20, nov., 2016.
FOLHA UOL. Leia o discurso de defesa de Dilma comentado. Disponível em: . Acesso em: 20, nov., 2016.
FOLHA UOL. Dilma fala por 13 horas, defende mandato e diz que é vítima de golpe parlamentar. Disponível em: . Acesso em: 20, nov., 2016.
MARIANI, B. S. C. Imprensa, produção de sentidos e ética. In: RIBEIRO, A. P.; FERREIRA, L. M. (orgs.). Mídia e memória: a produção e sentidos nos meios de comunicação. Rio Branco: Mauad, 2007.
MARIANI, B. S. C. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922 -1989). 1996. 256 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. 1996.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Discurso, Imaginário Social e Conhecimento. In: Em Aberto. Ano 14, nº61, Brasília: INEP, 1994.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F. et al (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani et al. 4. ed. Campinas, SP: Unicamp, 1997. p. 163-235.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 19, Campinas, 1990.