A JUSTAPOSIÇÃO E O MECANISMO DE JUNÇÃO "E" COMO INDÍCIO DA COMPLEXIDADE NA ESCRITA INFANTIL

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Paulo Alexandre Filho
http://orcid.org/0000-0002-5318-3467
Claudineia Peres Bertaglia
http://orcid.org/0000-0001-8863-0952

Resumo

Diante da complexidade dos fenômenos da linguagem escrita, este trabalho tem como objetivo analisar os mecanismos de junção (MJ) utilizados em textos narrativos e argumentativos, de escreventes do 6° ano, do Ensino Fundamental II e da rede pública, em duas escolas estaduais do interior do estado de São Paulo. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura científica, amparada na Linguística Funcional, para fins de embasamento teórico que fornecesse os subsídios necessários para conduzir esta investigação. A metodologia empregada foi de natureza quanti-qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados os gêneros “conto de terror” e “artigo de opinião”, trabalhados durante as aulas de Língua Portuguesa, obedecendo a estratégias de encaminhamento e comandas específicas. A hipótese inicial é de que, diferentemente da simplicidade associada à escrita infantil, os escreventes partem de situações concretas de enunciação, pois, nessa idade, imprimem, na escrita, suas experiências com as tradições da oralidade típica do ambiente familiar. Nesse sentido, as análises quantitativa e qualitativa permitiram obter conclusões acerca das diferentes acepções de sentido, possíveis nos diferentes e diversos usos dos mecanismos de junção (MJ), corroborando a ideia preliminar de que as situações de escrita, atreladas a determinados gêneros, requerem dos escreventes diferentes tipos de articuladores linguísticos.

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Como Citar
Filho, P. A., & Bertaglia, C. P. (2022). A JUSTAPOSIÇÃO E O MECANISMO DE JUNÇÃO "E" COMO INDÍCIO DA COMPLEXIDADE NA ESCRITA INFANTIL. Caderno De Letras, (42), 355-369. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20818
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Alexandre Filho, Unesp-Marília

Possui graduação em Letras - Alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Assis. Mestrado em Letras, na área de concentração de Linguagens e Letramentos, pela UNESP - Câmpus de Assis. Atualmente, professor efetivo do Quadro de Magistério, na Secretaria Estadual de Educação - SP, para o componente curricular de Língua Portuguesa. Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Câmpus de Marília. Desenvolve seu doutorado na linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas em que a tese focaliza os estudos de natureza teórico - metodológica, relacionando-se com as diversas áreas do currículo da Educação Básica e Superior, em especial, com a Didática, a Metodologia, a Psicologia, a Linguística e as políticas educacionais no Brasil. Participa do grupo de pesquisa TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens, coordenado pelo professor Dr. Fábio Marques de Souza (UEPE). Tem experiência na área de Linguagens e Letramentos.

Claudineia Peres Bertaglia, Unesp-Assis

Mestra em Letras pelo programa de mestrado profissional (ProfLetras)-UNESP, câmpus de Assis (2020). Graduada em Letras pela Associação de Ensino Superior de Osvaldo Cruz-FEOCRUZ (2004). Especialista em Língua Portuguesa pelo programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), pela instituição de ensino UNICAMP (2011). Graduada em Pedagogia (2013) pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Professora de Educação Básica II ( titular de cargo) de Língua Portuguesa e atualmente ocupa a função de Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP), para o componente curricular de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino da Região de Adamantina, Estado de São Paulo.

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