MULHERES, HISTÓRIA E PODER: A QUESTÃO FEMININA NA OBRA THE HANDMAID'S TALE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vanessa Fernandes Biondini
Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Resumo

O artigo discute a subjugação das mulheres e as relações de poder na obra The Handmaid's Tale (O Conto da Aia), da autora canadense Margareth Atwood, e que teve uma adaptação homônima para audiovisual. O objetivo do texto é pensar a expressão gênero para designar o sistema de relação e de divisão de papéis entre os sexos, e não apenas como mecanismo de identidade social. Nessa perspectiva, ler as linhas e as entrelinhas de O Conto da Aia sugere material vasto para a percepção do desigual e impertinente tratamento dado ao gênero feminino, no campo da diferenciação de acesso ao poder.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Biondini, V. F., & Passos, D. O. R. dos. (2022). MULHERES, HISTÓRIA E PODER: A QUESTÃO FEMININA NA OBRA THE HANDMAID’S TALE. Caderno De Letras, (42), 53-67. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.21014
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vanessa Fernandes Biondini, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda pelo Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - MBA - pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/MG). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG) vinculada ao Departamento de Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação(DFSHFE). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Educação e Formação Humana - da FaE-UEMG. Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: História - Mundos do trabalho, Teoria Sociológica, Educação e Gênero. É integrante dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e em História da Educação (NEPHE). 

Referências

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ATWOOD, M. O conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo: a experiência vivida. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019 vol.II.
BIROLI, F. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. Cap. 4: Aborto, Sexualidade e Autonomia.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. - 11 ed. - Rio de Janeiro, 1930-2002.
BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cad. Pagu. 2006, n.26, pp.329-376. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CRENSHAW, K. A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. Curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos. Ação Educativa. São Paulo, 2012. http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf
HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/ bel hooks; tradução Bhuvi Libanio. - 12 ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
PERROT, M. Os excluídos da História: Operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 7 ed. Parte II: Mulheres.
PISCITELLI, A. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, H. B.; SZWAKO, J. Diferenças, igualdades. São Paulo: Berlendis & Vertecchia ed., 2009.
QUESTIONNAIRE. Pourquoi je suis féministe?. Entrevista com Simone de Beauvoir no ano de 1975. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VmEAB3ekkvU Acesso em: 08/08/2020.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: Faced / UFRGS, n. 16 (2), 1989.
TEIXEIRA, C. M.; MAGNABOSCO, M. M. Gênero e diversidade: formação de educadoras/es. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto, UFOP, 2010 (Série Cadernos da Diversidade).