A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO POLÍTICO: COMO OS CANDIDATOS À PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO INFLUENCIARAM SEUS ELEITORES?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A comunicação é a base da interação social e, no campo político, ela é um elemento fundamental. Usar a linguagem de maneira eficaz na construção de uma argumentação que influencie a tomada de decisões dos eleitores em potencial é uma das características indispensáveis para quem faz política. Compreendendo que a política se desenvolve a partir do embate de ideias, os objetivos deste trabalho são apresentar os conceitos do artigo “A argumentação em uma problemática da influência” (CHARAUDEAU, 2016) e propor uma análise destes conceitos em dois corpus retirados de contextos de campanha política em que os candidatos à prefeitura Eduardo Paes e Marcelo Crivella apresentam suas ideias ligadas à postura de um bom gestor para a cidade do Rio de Janeiro. Essa análise nos leva a compreender a importância da argumentação no discurso político e sua influência no resultado eleitoral.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
CHARAUDEAU, P. L’argumentation dans une problématique de l’influence. Revue Argumentation et Analyse du Discours, (AAD) n°1, L’analyse du discours au prisme de l’argumentation, en ligne (http://aad.revues.org), 2008.
CHARAUDEAU, P. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
CRIVELLA, M. Discurso disponível em :
PAES, E. Discurso disponível em: < http://www.facebook.com/watch/?v=435447347423157>.