UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PRESIDENTE BOLSONARO NA SOLENIDADE DE ASSINATURA DA MEDIDA PROVISÓRIA DA DA VACINA CONTRA O CORONAVIRUS (COVID-19)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karina Lelles

Resumo

Em meio à crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro vem se posicionado contra as orientações da comunidade científica e da organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate e a prevenção do Coronavirus. Além disso, Bolsonaro politiza a pandemia nomeando, para cargos que deveriam ser ocupados por especialistas da área da saúde, militares e aliados que não tem formação ou conhecimento apropriados para as funções que ocupam. No dia 06 de agosto de 2020, Bolsonaro faz um discurso na solenidade de assinatura da medida provisória da vacina contra o Coronavirus que representa a sua posição no contexto atual da pandemia. Com o objetivo de observar quais interesses estão em disputa, e qual ideologia permeia no discurso do Bolsonaro nas ações de combate e prevenção ao Coronavirus, neste artigo realizamos uma análise deste discurso. Para este fim, é utilizado o método sincrônico-diacrônico de análise linguística de textos, proposto por Pardo. A análise do discurso crítica compõe a proposta teórica-metodológica deste artigo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lelles, K. (2022). UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PRESIDENTE BOLSONARO NA SOLENIDADE DE ASSINATURA DA MEDIDA PROVISÓRIA DA DA VACINA CONTRA O CORONAVIRUS (COVID-19). Caderno De Letras, (41), 261-274. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.21236
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Karina Lelles, Universidade de Brasília (UNB)

Doutora em Linguística. Professora voluntária do CEAM (Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/UNB) e pesquisadora colaboradora do NeLis (Nucleo de Estudos em Linguagem e Sociedade/CEAM/UNB).

Referências

BENITES, A. Descontente com Bolsonaro, cúpula militar volta a se articular em torno de Mourão. El País. Brasília, 2020. Disponível em: . Acesso em: 16 dez 2020.
CHOULIARAKI, L., FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press,1999.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.
MAGALHÃES, I. 1986. Por uma abordagem crítica e explanatória do discurso. Delta: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. São Paulo, v. 2, n.2, pp.181-205, fev.1986.
MARCHESE, C.M.; RESENDE, V. M. São as pessoas pobrecitas de espírito que agudizam a pobreza dos pobres: análise discursiva crítica de testemunho publicado na revista cais- o método sincrônico diacrônico diacrônico. Brasília: Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v.2, f.12, pp. 150-178, fev.2011.
PARDO, M.L. Teoría y metodología de la investigación lingüística: método sincrónico-diacrónico de análisis lingüísticos de textos. Buenos Aires: Tersites, 2011.
PINTO, E. Bolsonaro e os Quartéis: a loucura com método (Discussion Paper). Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2020.
RESENDE, V M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
FERNANDES, C. M.; OLIVEIRA, L. A. de; CAMPOS, M. M. de; COIMBRA, M. R. A Pós-verdade em tempos de Covid 19: o negacionismo no discurso de Jair Bolsonaro no Instagram. Liinc Em Revista, 16(2), e531. 2020. Disponível em: . Acesso em 18 fev. 2021