AS TRÊS MARIAS E O PROTAGONISMO DAS TRABALHADORAS: SUBMISSÃO, CONTESTAÇÃO E AMOR FALHADO EM PERSONAGENS DA LITERATURA PORTUGUESA HIPERCONTEMPORÂNEA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Ricardo Kralik Angelini
https://orcid.org/0000-0002-7096-0109

Resumo

Além da coincidência do nome Maria, as três personagens analisadas neste artigo carregam outras marcas comuns: são trabalhadoras exploradas pelo jogo do poder, subalternizadas, domesticadas, vítimas de abuso, convivem com a arrogância e o preconceito de seus patrões em um Portugal em crise. As três Marias, a da Graça, a dos Canos Serrados e a da Guia, são personagens da literatura portuguesa hipercontemporânea, construídas em diferentes perspectivas narrativas. A primeira carrega o foco narrativo de uma voz heterodiegética, em o apocalipse dos trabalhadores, de Valter Hugo Mãe; a segunda é a narradora autodiegética do livro homônimo de Ricardo Adolfo; e a terceira é uma importante personagem, ainda que coadjuvante, de Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso. As três procuram assumir algum tipo de protagonismo contra o silenciamento, possuem no amor uma chance de felicidade, mas constituem-se como seres rompidos, vazios, elementos descartáveis dentro da sociedade portuguesa, e recebem, a todo momento, os sinais de proibição a espaços que socialmente não lhe cabem, seguindo a tendência de segregação social. Este artigo pretende recuperar essas vozes em entrecruzamento, mostrando o papel dessas mulheres excluídas nas narrativas e suas lutas contra o poder estabelecido. Como referencial teórico, autores como Michel Foucault, Linda Hutcheon, Umberto Eco, Byung-Chul Han, Erich Fromm, Judith Butler, Eduardo Lourenço, Regina Dalcastagnè, Silviano Santiago, entre outros.       

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Angelini, P. R. K. (2022). AS TRÊS MARIAS E O PROTAGONISMO DAS TRABALHADORAS: SUBMISSÃO, CONTESTAÇÃO E AMOR FALHADO EM PERSONAGENS DA LITERATURA PORTUGUESA HIPERCONTEMPORÂNEA. Caderno De Letras, (42), 7-28. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.21242
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Ricardo Kralik Angelini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras - Literatura Portuguesa Contemporânea - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Pós-Doutordo no Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa. Coordenador do Curso de Letras - Português e respectivas Literaturas, professor de Letras e de Escrita Criativa na Escola de Humanidade da Pontidfícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PUCRS.

Referências

ADOLFO, R. Maria dos Canos Serrados. Carnaxide (Portugal): Alfaguara, 2013.
ARNAUT, A. P.; BINET, A. M. (eds.). Revista dos Estudos Literários, Coimbra, n. 8, 2018.
BINET, A. M.; ANGELINI, P. R. K. (eds). Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, vol. 51, n. 4, 2016.
CRARY, J. 24/7: late capitalism and the ends of sleep. New York: Verso Books, 2014.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 4 ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.
BUTLER, J. Mecanismos psíquicos del poder. Madrid: Ediciones Cátedra, 2001.
CARDOSO, D. M. Os meus sentimentos. Rio de Janeiro: Tinta da China Brasil, 2012.
CONNEL, R.; MESSERSCHMIDT; J. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, v 21, n 1, pp. 241-282, 2013.
COSTA, M. J. Eduardo Lourenço critica a "submissão mansa" de Portugal. Renascença, 2014. Disponível em http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=139821. Acesso em 24/04/2021.
CRARY, J. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Ubu, 2016.
DALCASTAGNÈ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte/Rio de Janeiro: UERJ, 2012.
ECO, U. Confissões de um jovem romancista. Trad. Marcelo Pen. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
FOUCAULT, M. A vida dos homens infames. In: FOUCAULT, M. O que é um autor. 2 ed. Pontinha: Vega/Passagens, 1992.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20 ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1999.
FROMM, E. El corazón del hombre: su potencia para el bien y el mal. Trad: Florentino M. Torner, 3 ed. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2015.
HAN, B-C. Sociedade da transparência. Trad. Enio Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017a.
HAN, B-C. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Giachini. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2017b.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
MÃE, V. H. O apocalipse dos trabalhadores. 3 ed. Lisboa: QuidNovi, 2009.
OYĚWÙMÍ, O. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Trad. Wanderson Flor Nascimento. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.
LE BRETON, D. As paixões ordinárias. Trad. Luís Alberto Peretti. Petrópolis: Vozes, 2009.
LOPES, M. Eduardo Lourenço acredita que uma revolução "eufórica e democrática" ajudaria a sair da crise. Público, janeiro de 2014. Disponível em: https://www.publico.pt/2014/01/22/politica/noticia/eduardo-lourenco-diz-que-pais-esta-numa-situacao-humilhante-1620738. Acesso em 14/04/2021.
ROSA, N. P.; GUEDES, M. Q. P.; LEITE, M. A. A literatura marginal periférica e o cânone literário. Revista Navegações, Porto Alegre, v 12, n. 2, pp. 1-9, 2019.
SANTIAGO, S. O cosmopolitismo do pobre. In: SANTIAGO, S. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
VAN PEER, W.; CHATMAN, S. (eds.). New perspectives on narrative perspective. Albany: State University of New York Press, 2001.