A SÁTIRA COMO INSTRUMENTO DE DENÚNCIA POLÍTICA E LUTA SOCIAL NA OBRA LITERÁRIA DE JOANIM PEPPERONI, PhD
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo procura analisar a produção literária de Joanim Pepperoni, PhD, destacando o recurso da sátira como instrumento de denúncia e luta social. A análise recai sobre a retomada do mito medieval da Terra da Cocanha como escolha estratégica para ambientar poemas e ações das personagens, apontando o uso da paródia de textos tradicionais, consagrados pela literatura, e os de domínio popular, como recurso constante para desenvolver seu projeto literário. Nesse sentido, o texto destaca e analisa a sátira política em poemas envolvendo questões tanto da localidade do autor (a região da Serra Gaúcha), quanto as de âmbito nacional (das eleições presidenciais de 2018 à atual gestão). A base teórica e crítica do trabalho advém de estudos realizados por Propp (1992), Franco Júnior (1998), Sant’Anna (2003), Cei e Pelinser (2017) e Arendt (2020).
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
CEI, V.; PELINSER, A. T. A desautomatização da linguagem da Cocanha: entrevista satírica com Joanim Pepperoni, PhD. Revista Di@logus, 2017, Cruz Alta, v. 6, n. 2, pp. 112-121.
FRANCO JÚNIOR, H. Cocanha: a história de um país imaginário. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
JUBINI, R. C. M. Fetichismo de mercadoria: a “naturalização” de padrões sociais “não-naturais”. Justificando. 6 de nov. de 2017. Disponível em: http://www.justificando.com/2017/11/06/fetichismo-de-mercadoria-naturalizacao-de-padroes-sociais-nao-naturais/ Acesso em: 03 mar. 2021.
PEPPERONI, J. Obra reunida (2013-2023). Polentawood/Joinvile: Editora Prensa de Torresmos Cantina do Frei/Clube de Autores, 2020.
PROPP, V. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.
SANT’ANNA, A. R. Paródia, paráfrase & Cia. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.