A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BERBER SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus. Barueri, SP: Manole, 2004.
BERBER SARDINA, T. B. Pesquisa em Linguística de Corpus com WordSmith Tools. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
BITTENCOURT, S. A nova lei de adoção: do abandono à garantia do direito à convivência familiar e comunitária. Lumen Juris Editora: Rio de Janeiro, 2013.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 22 de mai. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Diagnóstico sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento/ Conselho Nacional de Justiça - Brasília: CNJ, 2020.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHOULIARAKI, L; FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
COSTA, R. Q. F. As representações sociais transmitidas nas histórias em quadrinhos de super-heróis. Revista de Psicologia da UNESP 9(2), 2010.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. Londres e Nova York: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Trad. I. Magalhães et al. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: textual analysis for social research. Londres e Nova York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: the critical study of language. 2 ed. New York: Routledge, 2010.
FUZER, C; CABRAL, S. R. S. 2014. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. da UNESP, 1991.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T (org.). Identidade de diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALLIDAY, M.A.K. Introduction to functional grammar. 2 ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. 4rd edition, London: Routledge, 2014.
HOUAISS, A; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LIMA, M. C. Discursos sobre gênero e identidade. In: OTTONI, M. A. R; LIMA, M. C (org.). Discursos, identidades e letramentos: abordagens da análise de discurso crítica. São Paulo: Cortez, 2014.
LISBOA, R. S. Manual de Direito Civil: direito de família e sucessões. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MARTIN, J. R; ROSE, D. Working whith discourse: meaning beyond the clause. Open Linguistics Series. Londres e New York: Continuum, 2003.
MARTIN, J. R; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO. Quero uma família. Disponível em: http://queroumafamilia.mprj.mp.br/apresentacao. Acesso em: 09 de mar. 2021.
MOITA LOPES, L. P. Identidades Fragmentadas. A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
MONTEIRO, W. B; SILVA, R. B. T. Curso de Direito Civil. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
OTTONI, M. A. R. As representações identitárias do gênero humor sexista. In: OTTONI, M. A. R; LIMA, M. C (org.). Discursos, identidades e letramentos: abordagens da análise de discurso crítica. São Paulo: Cortez, 2014.
PAIVA, L. D. Adoção: significados e possibilidades. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
SCOTT, M. WordSmith Tools version 7. Stroud: Lexical Analysis Software, 2016.
VIAN JR, O. O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliação. In: VIAN JR, O; SOUZA, A. A; ALMEIDA, F. S. D. P. A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico-funcionais com base o sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
WODAK, R; MEYER, M. (org.). Methods of critical discourse analysis. Londres: Sage, 2009.
WHITE, P. R. R. Valoração: a linguagem da avaliação e da perspectiva. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 4, n. esp, pp. 178-205, 2004.