NOTAS SOBRE A FALA PÚBLICA OFICIAL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rudá da Costa Perini

Resumo

À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso materialista e de contribuições da historiografia acerca da noção de fascismo, o presente artigo tem como objetivo principal analisar o discurso de posse do trigésimo oitavo presidente brasileiro. Para tanto, expõe-se o trajeto de pesquisa, atualmente em andamento, que levou à sistematização do objeto em tela, a saber, o discurso presidencial oficial. O corpus desta pesquisa se constitui a partir de materialidades significantes que têm como característica que as une o discurso oficial do trigésimo oitavo presidente brasileiro. Interessa analisar efeito de sentidos que se produzem nas falas oficiais proferidas pela posição-sujeito-presidente, tendo vista as seguintes questões movedoras: os discursos do trigésimo oitavo presidente atualizam saberes e funcionamentos de discursos fascistas? Em que conjunturas enunciativas fala o sujeito-presidente? Para quem fala? Quando fala? O que, pelo discurso, faz saber suas falas? Que redes de memória são atualizadas? Assim, a materialidade que analiso neste artigo é um vídeo intitulado Posse do presidente Jair Bolsonaro. Nele registra-se a cerimônia de posse do trigésimo oitavo presidente do Brasil, ocorrida em Brasília, em 01 de janeiro de 2019. O vídeo foi publicado em 17 de janeiro de 2019, disponibilizado no canal oficial do Governo Federal Tv BrasilGov na plataforma youtube.com. Com esta análise, é possível começar a entrever marcas que podem ser interpretadas como indícios de discursos fascistas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Perini, R. da C. (2022). NOTAS SOBRE A FALA PÚBLICA OFICIAL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE. Caderno De Letras, (41), 381-402. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.21379
Seção
Dossiê

Referências

COURTINE, J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. [1981]. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
FERREIRA, M. C. L. (org). Glossário de Termos do Discurso. Porto Alegre: 2001.
INDURSKY, F. A fala dos quartéis e outras vozes. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
INDURSKY, F. O teatro do grotesco como cenário da desconstrução do Brasil. Revista da ABRALIN, v. XIX, n. 3, pp. 365-388, 2020.
KLEMPERER, V. LTI: a linguagem do Terceiro Reich. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.
KONDER, L. Introdução ao fascismo. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 2017.
MARIANI, B. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). 1996, 254 f. Tese (Doutorado em Linguística). Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 1996.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2 ed. Campinas: Pontes, 1987.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, E. P. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes Editores, 2012.
PAXTON, R. O. A anatomia do fascismo. Trad. Patrícia Zimbres e Paula Zimbres. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
PÊCHEUX, M. Análise automática do Discurso (AAD-69). [1969] In: GADET, F.; HAK, T. (org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). [1975]. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. [1982]. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. [1975]. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento [1983]. Campinas: Pontes, 2015.
PÊCHEUX, M. Ideologia – aprisionamento ou campo paradoxal?. [1983]. In: PÊCHEUX, M. Análise de Discurso Michel Pêcheux. 4 ed. Campinas: Pontes editores, 2016.
PÊCHEUX, M. O mecanismo de (des)conhecimento ideológico. In: ZIZEK, S. (org.). Um mapa da ideologia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
PETRI, V. O funcionamento do movimento pendular próprio às análises discursivas na construção do “dispositivo experimental” da Análise de Discurso. In: DIAS, C.; PETRI, V. (org.). Análise de Discurso em Perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
PIOVEZANI, C.; GENTILE, E. A linguagem fascista. 1 ed. São Paulo: Hedra, 2020.
RIDDEL, J; TABER, M. Introdução. In: ZETKIN, Clara. Com nasce e morre o fascismo. Trad. Eli Moraes. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
ROCHA, J. C. C. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de uma Brasil pós-político. Goiânia: Caminhos, 2021.
STANLEY, J. Como funciona o fascismo: a política do “nós” e “eles”. Trad. Bruno Alexander. 3 ed. Porto Alegre: L&PM, 2019.