JUEGOS ARGENTINOS: ESCRITA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM LA CASA DE LOS CONEJOS, DE LAURA ALCOBA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Analice Sousa Gomes
Renata Rocha Ribeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os possíveis significados contidos no processo de escrita, rememoração e esquecimento da narradora-personagem no romance La casa de los conejos, da escritora argentina Laura Alcoba, publicado em 2008. Assim, serão apresentadas ideias que demonstrem as relações entre a memória e o esquecimento do trauma e a escrita de si. Nesse sentido, será observado como os desdobramentos do ato de escrever episódios da história individual e coletiva ocultada, do período da ditadura militar na argentina de 1970, possibilitam o rompimento de ciclos de silêncios e medos, auxiliado pela representação de jogos, nessa narrativa. Como fundamentação teórica, serão utilizados os pressupostos de Candau (2021), Gagnebin, (2009) entre outros, sob uma pesquisa qualitativa de cunho analítico-interpretativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gomes, A. S., & Ribeiro, R. R. (2022). JUEGOS ARGENTINOS: ESCRITA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM LA CASA DE LOS CONEJOS, DE LAURA ALCOBA. Caderno De Letras, (43), 377-388. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i43.21467
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Analice Sousa Gomes, Universidade Federal de Goiás

outoranda em Estudos literários pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás UFG (2017). Possui Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Especialização em Metodologia de Ensino e Pesquisa com Habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade Montes Belos (2009). Atuou profissionalmente como coordenadora Pedagógica - Colégio Decisão ME; como Professora na Secretaria de Educação de Goiás (Colégio Estadual Dom Bosco); Cursinho Physis Pré-vestibulares e ENEM; na FACEL- Faculdade de Administração Ciências Educação e Letras (Polo Jussara-GO). Docente no Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - Campus Jussara. Atualmente, atua como Docente, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, na Faculdade de Jussara-UniFAJ e Professora na Secretaria Municipal de São Luis de Montes Belos

Renata Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

É bacharel em Letras/ Literatura (2003), mestre em Estudos Literários (2005) e doutora em Estudos Literários (2010) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora associada, nível 1, da Universidade Federal de Goiás, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Poéticas da Modernidade e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da narrativa, literatura brasileira, narrativa contemporânea e Osman Lins. Desenvolveu a pesquisa de pós-doutoramento intitulada "Memórias da ditadura em romances de Adriana Lisboa e María Teresa Andruetto" junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2019) com financiamento da Fapeg/CAPES.

Referências

ALCOBA, Laura. La casa de los conejos. Trad. Leopoldo Brizuela. 1. ed. 3. reimp. Buenos Aires: Edhasa, 2008.
APARICIO, Graciela. El juego como lenguaje de lo indecible en la novela “La casa de los conejos” de Laura Alcoba y en la película “El premio” de Paula Markovitch. IV congreso internacional Custiones críticas. Universidad Nacional de Rosário, 2015.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2021.
FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.
FINAZZI-AGRÒ, Ettore. (Des) memória e catástrofe: considerações sobre a literatura pós-golpe de 1964. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Literatura e ditadura, n. 43, Brasília, jan/jun, 2014.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
GOLDMAN, Francisco. Filhos da guerra suja: os órfãos roubados na ditadura argentina. Revista Piauí. Folha de São Paulo: UOL, edição 68 | maio_2012. Disponível em: acesso em: 11/01/2021.
MOURA, Dayane Campos da Cunha. Esquecer/escrever é preciso: uma leitura de La casa de los conejos. XV congresso internacional da Abralic: Textualidades contemporâneas: Anais. Rio de Janeiro: UERJ, 2017.
SANTOS, Debora Duarte dos. Un mundo más allá del mío: violência e inocência em La casa de los conejos de Laura Alcoba. [Dissertação de mestrado]: PPGLEHA. São Paulo: USP, 2014.