“BRASILEIROS, FILHOS, CIDADÃOS, POVO E REVOLUÇÃO”: O FUNCIONAMENTO DO IDEOLÓGICO E DO POLÍTICO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Caroline Mallmann Schneiders
https://orcid.org/0000-0003-4365-8737
Yasmin Schreiner Heinzmann
https://orcid.org/0000-0002-3224-1648

Resumo

No presente artigo, buscamos refletir sobre o modo como o discurso jornalístico contribuiu para circular discursos na/da/sobre a ditadura militar brasileira, cristalizando sentidos e dizeres. Para tanto, tomamos, como objeto de análise, o jornal “O Cerro Largo”, que circulou dos anos de 1957 até 1967 no município de Cerro Largo/RS. Como corpus de análise, delimitamos a seção intitulada “Brasileiros!” (1964) e a coluna militar denominada “O Povo e a Revolução” (1966) a fim de compreender o funcionamento discursivo dos primeiros dizeres que circularam no referido jornal vinculando-se ao regime militar. O desenvolvimento de tal estudo está filiado aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheuxtiana, teoria que nos permite compreender o funcionamento da ideologia e do político inscritos na formulação discursiva. Em nossa reflexão, buscamos explicitar a constituição de um imaginário de cidadão ideal na/da/para a ditadura militar, analisando designações como a de “brasileiros”, “filhos”, “cidadãos” e “revolução”, e o modo como elas significam no/pelo jornal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Schneiders, C. M., & Heinzmann, Y. S. (2022). “BRASILEIROS, FILHOS, CIDADÃOS, POVO E REVOLUÇÃO”: O FUNCIONAMENTO DO IDEOLÓGICO E DO POLÍTICO NOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO. Caderno De Letras, (41), 111-128. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.21484
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Caroline Mallmann Schneiders, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Possui graduação em Letras/Português-Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Letras - área de concentração: Estudos Linguísticos - pela mesma instituição. Realizou estágio de doutorado sanduíche (Bolsista Capes/PDSE) no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), pertencente à École Normale Supérieure (ENS/Paris, França). Possui Pós-doutorado (Bolsista DOCFIX-Fapergs) junto ao Laboratório Corpus/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa e Linguística junto ao curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.

Yasmin Schreiner Heinzmann, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Licenciatura Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, área de concentração: Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Língua, Sujeito e História. Bolsista CAPES (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.
COURTINE, J-J; MARANDIN, J-M. Que objeto para a Análise de Discurso? Trad. Maria Onice Payer. In: CONEIN, B. et al. Materialidades Discursivas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
DA SILVA, L. F. Crise do regime político pré-1964, golpe civil-militar e consolidação do regime ditatorial. In: NAPOLITANO, C. J. O Golpe de 1964 e a Ditadura Militar em Perspectiva. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2014.
FERREIRA, M. C. L. O caráter singular da língua no discurso. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, pp. 189-200, 2003.
GUIMARÃES, E. Designação e espaço de enunciação: um escrito político no cotidiano. Letras, Santa Maria, n. 26, pp. 53-62, 2003.
GUIMARÃES, E. Textualidade e enunciação. Escritos nº 2: Ver e Dizer. Campinas, SP: UNICAMP, pp. 03-12, (s.d.).
INDURSKY, F. Lula lá: estrutura e acontecimento. Organon (UFGRS), Porto Alegre, v. 17, n. 35, pp. 101-121, 2003.
INDURSKY, F. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, F.; MITTMANN, S.; FERREIRA, M. C. L. F. (orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
INDURSKY, F. A fala dos quartéis e as outras vozes. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
ORLANDI, E. P. Discurso e Argumentação: um observatório do político. Fórum Linguístico. Florianópolis, n.1, pp. 73-81, jul-dez., 1998a.
ORLANDI, E. P. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Rua, v. 4, n. 1, pp. 9-19, 1998b.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4 ed. Campinas, Editora Pontes, 2004.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 12 ed. Campinas: 2015.
ORLANDI, E. P. Discurso e Texto: Formulação e Circulação dos Sentidos. 4 ed. Campinas: Pontes, 2012.
ORLANDI, E. P. A materialidade do gesto de interpretação e o discurso eletrônico. In. DIAS, Cristiane. Formas de mobilidade no espaço e-urbano: sentido e materialidade digital [online]. Série e-urbano. v. 2, 2013.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (orgs.). Discurso e Textualidade. 3 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
PETRI, V. De “garganta do diabo” para “ponte sobre o vale do menino Deus”: reflexões acerca das práticas sociais e dos modos de designar o espaço público. Rua, Unicamp, v.16, pp. 66-82, 2010.
PETRI, V. O funcionamento do movimento pendular próprio às análises discursivas na construção do “dispositivo experimental” da análise de discurso. In: PETRI, V.; DIAS, C. (org.). Análise do discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013, pp. 39-62.
REIS, D. A. Ditadura militar, esquerdas e sociedade. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.