O POLÍTICO, A POLÍTICA E OS EFEITOS DE VERDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO TERMO FAKE NEWS NA CAMPANHA DOS CANDIDATOS IVO SARTORI E EDUARDO LEITE AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosely Diniz da Silva Machado
https://orcid.org/0000-0003-2836-0879
Ariadne Siqueira de Medeiros
https://orcid.org/0000-0002-8479-6258

Resumo

Este artigo objetiva analisar o funcionamento discursivo do termo fake news utilizado na campanha política dos candidatos Ivo Sartori e Eduardo Leite ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 2018. Direcionou-se um olhar analítico para o modo como se manifestaram as formações discursivas, ideológicas e imaginárias sobre o que se espera de um político em relação à prática política, à noção de lei e de verdade, elegendo como teoria principal a Análise do Discurso de Michel Pêcheux, acionando, também, alguns aspectos da filosofia de Aristóteles e de Foucault. Como procedimento metodológico, foram separados os discursos dos referidos candidatos em seis sequências discursivas, coletadas de publicações impressas e on-line, entre os dias cinco de julho e 28 de outubro de 2018. Através das análises, concluiu-se que ambos os políticos estão identificados com uma formação discursiva conservadora, pois em seus discursos ressoam saberes referentes a como se comporta um bom político e sobre a forma como os efeitos de verdade operam nesses discursos políticos, enquanto uma estratégia de persuasão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Machado, R. D. da S., & Siqueira de Medeiros, A. (2022). O POLÍTICO, A POLÍTICA E OS EFEITOS DE VERDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO TERMO FAKE NEWS NA CAMPANHA DOS CANDIDATOS IVO SARTORI E EDUARDO LEITE AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Caderno De Letras, (41), 361-379. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.21502
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Rosely Diniz da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integra o corpo docente do Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos da Linguagem. Áreas de estudo e de atuação: discurso, texto, ensino de língua portuguesa, formação de professores, autoria, memória e identidade docente.  É membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD).

Ariadne Siqueira de Medeiros

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Linguagens Verbo-visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado (Notas para uma pesquisa). In: ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ERNST-PEREIRA, A. G. O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, pp. 817-833, set./dez. 2011.
FERREIRA, M.C.L. Linguagem, Ideologia e Psicanálise. Estudos da Linguagem, Vitória da Conquista, n.1, pp. 69-75, Junho, 2005.
FERREIRA, M. C. L. Análise do discurso e suas interfaces: o lugar do sujeito na trama do discurso. Organon, n. 48, p. 17-34, Porto Alegre: UFRGS, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
MACHADO, R. D. S. Entrecruzando discursos sobre a prática docente: a língua analisada em sua heterogeneidade constitutiva. In: Estudos da linguagem: diferentes olhares. 1 ed. São Paulo: Pontes Editora, 2016, v.1, pp. 115-128.
MDB. História. 2021. Disponível em: https://www.mdb.org.br/conheca/historia/. Acesso em: 23 jul. 2021.
MEDEIROS, A. O funcionamento discursivo do termo fake news na campanha política dos candidatos Ivo Sartori e Eduardo Leite ao governo do Estado do Rio Grande Do Sul. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2021.
MENDES, G.; GRACA, L. F. G. A diferenciação ideológica na política externa partidária eleitoral: PSDB, PT e MDB (1994-2018). Rev. Bras. Ciênc. Polít. Brasília, n. 31, pp. 83-122, jan. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/6MDnqTxYjVZS6jqrzCj843N/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.
ORLANDI, E. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes. 1996.
ORLANDI E. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. As Formas do Silêncio: No movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2011.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995. 
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (1969). Trad. Eni Orlandi. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 edição. Campinas-SP: Ed. da Unicamp,1997.
SHONS C., RASIA G., MOREIRA R., MACHADO R. Uma interface produtiva entre sintaxe e discurso. Cadernos do I. L., Porto Alegre, no. 26-27, pp.19-25, 2003.
VERGNIÈRES, S. Ética e Política em Aristóteles: physis, ethos, nomos. Trad. Constança Marcondes César. São Paulo: Paulus, 1998.