LEITURAS DE PEDRO LEMEBEL SOBRE STONEWALL (OU ALGUMAS NOTAS SOBRE HOMOSSEXUALIDADE, CAPITALISMO E LATINIDADE)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Veranildo Lopes da Costa Junior

Resumo

Pedro Lemebel é um autor de destaque no âmbito das literaturas hispânicas, tendo sido tema de estudo em pesquisas (COSTA JUNIOR, 2020; HOSIASSON, 2019; LEAL, 2007) que se debruçam sobre questões acerca, principalmente, da performance literária e das discussões sobre memória e ditaduras. Além da publicação do romance Tengo miedo torero (2002), Lemebel firmou-se na crítica literária como um cronista de referência. Sua obra caracteriza-se por um tom extremamente ácido e irônico, discutindo questões como a desigualdade social, a violência de gênero e o autoritarismo latino-americano. Além disso, três temas parecem entrecruzar a obra do romancista chileno: a homossexualidade, a problematização econômica (capitalismo) e o fazer político. Neste artigo, propomos uma leitura da narrativa Crónicas de Nueva York - El Bar Stonewall, publicada no livro Loco afán (2009), com o objetivo de refletir sobre de que modo um autor homossexual nascido e criado no Sul do mundo promove uma crítica ao movimento gay norte-americano. Para tanto, centramos a análise da crônica nas categorias de capitalismo e latinidade a partir das contribuições dos estudos decoloniais, mas também de textos do próprio Lemebel, como o conhecido manifesto Hablo por mi diferencia (2002). Sinalizamos que, através do que podemos entender como uma postura decolonial, Pedro Lemebel propõe uma reflexão sobre a homossexualidade a partir do Sul do mundo, corroborando uma identidade sobre o gay latino-americano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa Junior, J. V. L. da. (2022). LEITURAS DE PEDRO LEMEBEL SOBRE STONEWALL (OU ALGUMAS NOTAS SOBRE HOMOSSEXUALIDADE, CAPITALISMO E LATINIDADE). Caderno De Letras, (42), 165-177. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.21519
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -PPGL/UERN. Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba - DL/UFPB.

Referências

CAMARGOS, M. L. de. Sobressaltos: caminhando, cantando e dançando na f(r)esta da Parada do Orgulho Gay de São Paulo, 2007. 270 f. (Doutorado em Linguística) - UNICAMP, Campinas, 2007.
ADICHIE, C. N. O Perigo da História Única. Vídeo da palestra da escritora nigeriana no evento Tecnology, Entertainment and Design (TED Global), 2009. Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=qDovHZVdyVQ&t=294s Acesso em: 25 de novembro de 2021.
COVALSKI, A. M. R. Tradução autoral comentada do romance Tengo miedo torero, do chileno Pedro Lemebel, em suas transversalidades sociais, políticas e culturais. 2020. 211 f. (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
COSTA JUNIOR, J. V. L. Homossexualidade e autoritarismo: uma leitura de Herbert Daniel, Osvaldo Bazán e Pedro Lemebel. 2020. 178 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Trad. Sergio Faraco. Porto Alegre, RS: L&PM, 2012.
GARCÍA MÁRQUEZ, G. La soledad de América Latina. Revista do Imea, v. 2 n. 1, 2014.
HOSIASSON, L. J. Tengo miedo torero, de Pedro Lemebel: pasodoble e melodrama. In: Revista Literatura e Sociedade, v. 29, pp. 141-149, 2019.
LEAL, J. H. G. La esquina es mi corazón: espacialidades performáticas nas crônicas de Pedro Lemebel. 2007. 149 f. Dissertação (Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
LEMEBEL, P. Loco afán: crónicas de sidario. Buenos Aires: Editorial La Página S. A, 2009.
LEMEBEL, P. Tengo miedo torero. Santiago: Seix Barral, 2002.
LEMEBEL, P. La esquina es mi corazón: crónica urbana. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 1995.
PASSAMANI, G. R. O arco-íris (des)coberto: homossexualidades masculinas, movimentos sociais e identidades regionais - os casos de Porto Alegre e Buenos Aires, 2008. 163 f. (Mestrado em Integração Latino-americana) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
QUINALHA, H. Q. Contra a moral e os bons costumes: a política sexual da ditadura brasileira (1964-1988), 2017. 329 f. (Doutorado em Relações Internacionais) - USP, São Paulo, 2017.
PAREDES, J. Hilando fino. Desde el feminismo comunitario. La Paz: Comunidad mujeres creando comunidad, 2010.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo Martins Fontes, 2014.
VERGES, F. Um feminismo decolonial. Trad. Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020.