Um olhar discursivo para a forma histórica dos protestos: retorno aos protestos pós-junho de 2013

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tiago Alves da Silva Lopes
Luciana Iost Vinhas
http://orcid.org/0000-0003-1026-2277

Resumo

O Brasil do século XXI é sócio-historicamente constituído por diferentes embates no campo político-ideológico, começando com a eleição de Lula, em 2002, e, atualmente, com o governo de Bolsonaro. A partir de 2013, durante o primeiro governo de Dilma Rousseff, é possível afirmar que os protestos se intensificaram no país, aparecendo como ponto simbólico que inaugura a disputa nas ruas na última década. O presente artigo trabalha sobre os protestos como uma forma histórica, designada como forma-protesto, embasando-se nas jornadas de junho de 2013 para delimitar a teorização. A visada teórico-analítica a partir da qual o trabalho é desenvolvido é a Análise Materialista de Discurso, que, com sua sustentação no materialismo histórico-dialético, garante os elementos necessários para a observação da forma-protesto, considerando, especialmente, as modalidades de subjetivação proposta em Pêcheux (2014). Desde a circulação do enunciado “O gigante acordou” é possível afirmar que os manifestantes representam a posição da burguesia liberal, como bom sujeito, não rompendo com a formação social capitalista, ao passo que as manifestações posteriores, a partir das que pediam pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff passaram a se identificar com uma posição que sustenta o fim das instituições democráticas, em um funcionamento fascista. A reivindicação pelo fim do capitalismo ainda não tem força nos protestos do Brasil contemporâneo, resultando em posições contraditórias entre direita e esquerda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lopes, T. A. da S., & Vinhas, L. I. (2022). Um olhar discursivo para a forma histórica dos protestos: retorno aos protestos pós-junho de 2013. Caderno De Letras, (41), 403-419. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.21888
Seção
Dossiê

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BOITO JR, A. Por que caracterizar o bolsonarismo como neofascismo. Crítica Marxista, Campinas, v. 1, n. 50, pp. 111-119, 2020. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/dossie2020_05_26_14_12_19.pdf. Acesso em: 30 de set. 2020.
COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.
ERNST, A. G. A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo. In: IV Seminário de estudos em análise do discurso, v. 4, Anais eletrônicos, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/4SEAD/SIMPOSIOS/AracyErnstPereira.pdf. Acesso em 20 jan. 2020.
MAGALHÃES, F. R. Estratégias de rua: manifestações político-sindicais do Sindicato dos Bancários na Praça Sete de Belo Horizonte. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes Editores, 2017.
MALDIDIER, D.; GUILHAUMOU J. Efeitos do arquivo. A análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
MASCARO, A. L. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASCARO, A. L. Crise e golpe. São Paulo: Boitempo, 2018.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T.; MARIANI, B. S. (orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F.; HAK, T.; MARIANI, B. S. (orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014a.
PÊCHEUX, M. Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês. In: PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014b.
PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 7 ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.
PÊCHEUX, M. Formações ideológicas, Aparelhos Ideológicos de Estado, formações discursivas. In: Oliveira, G. A.; Nogueira, L. (orgs.). Encontros na Análise de Discurso: efeitos de sentido entre continentes. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
SAFATLE, V. A economia é a continuação da psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e o neoliberalismo como economia moral. In: SAFATLE, V.; JUNIOR, N. S.; DUNKER, C. (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SAMPAIO JR, P. A. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. In: Serviço Social & Sociedade: (neo)desenvolvimentismo & política social, v. 4, n. 112, São Paulo: Cortez Editora, 2012, pp. 672-688. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n112/04.pdf. Acesso em: 1 de out. 2021.