MEJORAR LA FLUIDEZ LECTORA CON VIDEOJUEGOS: GALEXIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
CALET, N. Efectos del entrenamiento en fluidez lectora sobre la competencia lectora en niños de educación primaria: el papel de la prosodia. Tesis (Doctorado en Psicología) Universidad de Granada, España, 2013.
DEFIOR S; ORTEGA T.; SERRANO F. Respuestas flexibles en contextos educativos diversos. Intervención en dislexia evolutiva en la escuela y en la universidad. Murcia: Consejería de Educación, Formación y Empleo, 2012.
DEFIOR S., GÓMEZ-ZAPATA., SERRANO, F. Mejorar la fluidez lectora en dislexia: diseño de un programa de intervención en español. Revista: Escritos de Psicología, España, v. 4, número 2, pp. 65-73, 2011.
EDICINCO. Servicio de información sobre la discapacidad. Barcelona: EDICINCO. 1999.
FUCHS L.; HOSP M.; JENKINS, J. Oral reading fluency as an indicator of reading competence: a theorical, empirical and historical analysis. Revista: Scientific Studies of reading, Estados Unidos, v. 5, número 1, pp. 239-256, 2001.
GONZÁLEZ, K. Comprensión lectora, memoria de trabajo, fluidez y vocabulario en escolares cubanos. Revista: Actualidades investigativas en educación, Costa Rica, v. 16 número 1, pp. 1-18, 2016.
GONZÁLEZ, K; OTERO L; A. CASTRO. Comprensión lectora, variables cognitivas y prácticas de la lectura en escolares cubanos. Revista Wimb lu, Costa Rica, v. 11, número 1 pp. 39-57, 2016.
GROEN, M.; VERHOEVEN, L. The role of prosody in reading comprehension: evidence from poor comprehenders. Revista: Journal of Researching Reading, Estados Unidos, v. 42, número 1, pp. 23-35, 2018.
HUDSON, A. Fluency Interventions for Elementary Students with Reading Difficulties: A Synthesis of Research from 2000-2019. Revista: Ciencias de la Educación, Estados Unidos, v.52, número 10, pp. 1-28, 2020.
HUDSON, R. F.; LANE, H. B.; PULLEN, P. C. Reading fluency assessment and instruction: What, why, and how? Revista: The Reading Teacher, Estados Unidos, v. 58, número 1, pp. 702-714, 2005.
JIMÉNEZ, J. E.; GUZMÁN, R.; ORTIZ, R., DÍAZ, A., ESTÉVEZ, A., GARCÍA, E., ROJAS, E. Validez discriminante de la batería multimedia Sicole-R-Primaria para la evaluación de procesos cognitivos asociados a la dislexia. Revista: Investigación Educativa, España, v. 27, número 1, pp. 49-71, 2009.
LABERGE, D.; SAMUELS, S. J. Toward a theory of automatic information processing in reading. Revista: Cognitive Psychology, Estados Unidos, v. 6, número 1, pp. 293-323, 1974.
LOGAN G. Automaticity and reading: persepectivs from the instance theory of automatization. Revista: Reading and writing quarterly, Estados Unidos, v. 13, número 1, pp. 123-146, 1997.
MILLER, J.; SCHWANENFLUGEL, P. A Longitudinal study of the development of reading prosody as a dimension of oral reading fluency in early elementary school children. Revista: Reading Research Quarterly, Estados Unidos, v. 43, número 1, pp. 336-354, 2008.
RASINSKI T.A focus on fluency: how one teacher incorporated fluency with her reading curriculum. Revista: The reading teacher, Estados Unidos, v.58, número 1, pp. 126-137, 2004.
SAMUELS, J. The method of repeated readings. Revista: The Reading Teacher, Estados Unidos, v. 32, número 1, pp. 403-408, 1979.
SERRANO, F. Dislexia y disortografía Detección, adaptación e intervención educativa. Granada: Equipo técnico de orientación en Granada. Disertación, Universidad de Granada, España, 2018.
SERRANO, F. Galexia: Evidence-based software for intervention in reading fluency and comprehension. Revista: INTED, España, pp. 2001-2007, 2016.
SHINN M.; GOOD R.; KNUTZON N; TILLY W.; COLLINS, V. Curriculum-based measurement of oral reading fluency a confirmatory analysis of its relation to reading. Revista: School psychology review, Estados Unidos, v. 21, número 1, pp. 459-579, 1992.
TORRES, O. Cognitiva PT. Lectoescritura. Programa en soporte informático multimedia para la intervención en los trastornos específicos de la lectoescritura. Revista: Electric Journal of Research in Educational Psychology, Estados Unidos, v. 2, número 4, pp. 1-20, 2004.
VANBECELAERE, S. Los efectos de dos juegos educativos digitales en los resultados cognitivos y no cognitivos de matemáticas y lectura. Revista: Computers and Education, Bélgica, v. 143, número 1, pp. 2-15, 2020.
WOLF M.; KATZIN-COHEN, T. Reading fluency and its intervention. Revista: Scientific studies of reading, Estados Unidos, v. 5, número 1, pp. 211-239, 2001.