UMA VIAGEM AO PATÍBULO: a teoria do romance de Ernesto Sabato

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Margarete V.C. Hülsendeger
http://orcid.org/0000-0002-4991-9769

Resumo

O ensaio, mesmo quando expõe uma teoria, nunca o faz de maneira doutrinal e dogmática, pois não tem a pretensão de oferecer conteúdos acabados, limitando-se a coordenar ideias. Por essa razão, na história da literatura é comum encontrar escritores que dedicaram parte de seu tempo à escrita de ensaios com o objetivo de expressar seus pontos de vista sobre temas ligados ao campo literário. Entre esses escritores encontra-se Ernesto Sabato (1911-2011), que utilizou o ensaio para expor, de maneira clara, concisa e interessante, suas concepções sobre arte, literatura, criação de romances e o papel do escritor. Este artigo analisa, em um primeiro momento, os conceitos do autor argentino sobre a criação artística, para, depois, examinar sua “teoria do romance”, com o propósito de esboçar um amplo panorama das ideias do escritor sobre esses temas. Para fundamentar essa análise foram utilizados, além de parte da sua fortuna crítica, alguns dos ensaios escritos por Sabato, em especial aqueles reunidos na obra El escritor y sus fantasmas.

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Como Citar
Hülsendeger, M. V. (2022). UMA VIAGEM AO PATÍBULO: a teoria do romance de Ernesto Sabato. Caderno De Letras, (43), 173-185. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i43.21922
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Margarete V.C. Hülsendeger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)Mestra em Teoria da Literatura (PUCRS)Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS)

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