MEMÓRIA E ATUALIDADE: O ACONTECIMENTO DO TERRA À VISTA EM MIM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Águeda Aparecida da Cruz Borges

Resumo

Este texto me abre espaço para registrar a importância do meu encontro com a obra Terra a Vista, a Análise de Discurso e a professora/autora. Aprendi que o espaço de enunciação é um espaço político de funcionamento e a posição em que enuncio é determinante na minha constituição subjetiva, assim, nesta escrita, a enunciação se constitui a partir do encontro anunciado que se transformou em afeto e em torno de um objetivo: homenagear a prof.ª Eni Orlandi, no sentido de demarcar, o aniversário de 30 anos de publicação do seu livro “Terra à Vista – discurso do confronto: velho e novo mundo”. A leitura desse livro, além de provocar a minha mudança de olhar para os povos originários do Brasil serviu/serve de fundamentos para os estudos que venho desenvolvendo com povos indígenas de algumas etnias, em específico, os Xavante, com quem trabalhei na tese de doutorado. Este texto é atravessado pela memória discursiva e me interpela, pois o modo como esse acontecimento significa em mim se desdobra no movimento de formulações que o constituem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Borges, Águeda A. da C. (2022). MEMÓRIA E ATUALIDADE: O ACONTECIMENTO DO TERRA À VISTA EM MIM. Caderno De Letras, 39-57. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i0.22020
Seção
Artigos

Referências

ALBUQUERQUE, J. G. Educação escolar indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. Tese de doutorado UNICAMP, sob a orientação de ZOPPI-FONTANA, M.G. em Campinas, SP, 2007.
BIZIAK, J. dos S.; PEREIRA, F.; RESENDE, S. M. (orgs.). Rede de afetos em discurso: uma homenagem a Mónica Zoppi-Fontana. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
BORGES, A. A. C. A constituição discursiva sobre o índio em Barra do Garças/MT: um paradoxo na praça. In: Revista Panorâmica Multidisciplinar, Nº 6. EdUFMT, 2006.
BORGES, A.A.C. Para uma história das ideias linguísticas - uma reflexão sobre a resistência do povo Xavante pela língua. In: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (2010: Maringá, PR) C718 Anais CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários [recurso eletrônico] UEM-PLE, 2010. Disponível em:< http://www.ple.uem.br/ ISSN 2177-6350. Acesso em setembro de 2021.
BORGES, Á. A. da C. Da aldeia para a cidade, processos de identificação/subjetivação de indígenas Xavante na cidade de Barra do Garças-MT- alteridade irredutível?. Tese de doutorado, orientada pela prof.ª Dr.ª Mónica Zoppi-Fontana, Unicamp/Iel, Campinas: SP, 2013.
BORGES, Á. A. da C. Da aldeia para a cidade: processos de identificação/subjetivação e resistência indígena. Cuiabá: EdUFMT, 2018.
DIAS, C. P. O digital: cidade cultura e corpo – a velocidade do mundo. Campinas, SP: Série Escritos, LABEURB/UNICAMP, 2011.
GADET, F. & PÊCHEUX, M. A Língua Inatingível. Tradução: Bethânia Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. Campinas, Pontes, 2004.
MALDIDIER, D. A inquietação do discurso - (Re)ler Michel Pêcheux hoje. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.
ORLANDI, E. P. A incompletude do sujeito. E quando o outro somos nós? In: LANE, Silvia T. M. (apres.) Sujeito e Texto. S.P., Série Cadernos PVC - 31, Educ, 1988: 9-16.
ORLANDI, E. P. Terra à vista. Discurso do confronto: velho e novo mundo. SP, Cortez & Ed. da Unicamp, 1990.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas. Ed. da Unicamp, 1992.
ORLANDI, E. P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Vozes, 1996.
ORLANDI, E. P. Exterioridade e Ideologia. In: Cadernos de Estudos Lingüísticos 30. pp. 27-33. Campinas: IEL/Unicamp, 1996.
ORLANDI, E. P. Um Sentido Positivo para o Cidadão Brasileiro, In: Sociedade e Linguagem, Campinas, Editora da UNICAMP, 1997.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, p. 2002.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7ª ed. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: Formação e circulação dos sentidos. 3ª ed. Campinas, Pontes, 2008.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2011.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
ORLANDI, E. P. (org.) Discurso Fundador. A formação do país e a construção do país e a identidade nacional. Campinas, Pontes, 1993.
ORLANDI, E. P. (org.) A Análise de Discursos e seus entre-meios: notas a sua história no Brasil. In: Cadernos de estudos Linguísticos, IEL, UNICAMP, SP. 2002.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (org.). Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
ORLANDI, E. P. (org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010b.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (org.) Papel da memória. Campinas, Pontes, 1999.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F. & HAK, T. Por uma análise automática do discurso, uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Ed. da Unicamp, 1990.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, Ed. da Unicamp, 1988.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de Leitura, da história no discurso. Campinas, Ed. da Unicamp, 1994.
PÊCHEUX, M. O discurso, estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes, 1990.
SOBRINHO, H. F. S. Os Andaimes Suspensos do Discurso nos Alicerces do real. In: http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/sead3_simposios.html. (2009) Acesso em dezembro de 2011.
RODRIGUES, E. A; SANTOS,G.L.; CASTELLO BRANCO, L. K. A. (orgs.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas, Editora RG, 2011.
ZOPPI-FONTANA, M. G. Cidadãos Modernos, discurso e representação. Campinas, Ed. da Unicamp, 1997.
ZOPPI-FONTANA, M. G. É o nome que faz fronteira. In: Indursky, F. (org) Os Múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre, Coleção Ensaios do CPG-Letras/UFRGS, 1999.