O NARRADOR NA TRANSPOSIÇÃO INTERMIDIÁTICA DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS

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Márcia Gomes Marques
https://orcid.org/0000-0002-6990-648X
Gedy Brum Weis Alves
https://orcid.org/0000-0003-0217-6686

Resumo

Este artigo aborda o aproveitamento de obras anteriores como um traço característico da produção cultural contemporânea, com o estudo de caso da adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, para o filme Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel. Verifica-se que o texto derivado atualiza elementos estilísticos do texto-fonte, explicitando seu projeto comunicativo a partir da seleção dos aspectos que retoma em seu arranjo composicional. Observa-se como a focalização, o ponto de vista e a autoconsciência do narrador, aspectos de prestígio da obra machadiana, são repropostos no filme a partir da corporificação do narrador delegado, o “defunto autor”, que conta e mostra suas memórias.

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Como Citar
Gomes Marques, M., & Alves, G. B. W. (2023). O NARRADOR NA TRANSPOSIÇÃO INTERMIDIÁTICA DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS. Caderno De Letras, (45), 323-335. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22047
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcia Gomes Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Scienze Sociali pela Pontificia Università Gregoriana (Itália) e Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de pesquisa Mídia e Mediações Comunicativas da Cultura (CNPq).

Gedy Brum Weis Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Estudos de Linguagens, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos de Linguagens, área de concentração em Teoria Literária e Estudos Comparados, pela UFMS.

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