TERRA À VISTA: UM GESTO DE LEITURA SOBRE O QUE NOS AFETA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosely Diniz da Diniz da Silva Machado
https://orcid.org/0000-0003-2836-0879

Resumo

Neste texto, apresentado durante o Colóquio[1] em homenagem aos 30 anos da publicação do Terra à Vista: discurso do confronto - Velho e Novo Mundo, retomo partes das considerações finais da obra. Busco reiterar a importância desse livro e da sua autora cuja trajetória nos inspira e, singularmente, convida-nos a adentrar, com sutileza, o território da linguagem, apresentando-nos a Análise de Discurso, a partir dos estudos de Michel Pêcheux. A produção intelectual de Orlandi nos brinda com sua potência e fôlego teórico, sempre acompanhada de singular agudeza poética nas reflexões sobre a entremeada trama discursiva do ler, do escrever, do simbolizar, do (a)prender. A obra, em foco, escancara discursos sobre o modo como o Brasil é dito e visto por aqueles que ocupam os lugares do poder. O caráter atemporal desse livro materializa/atualiza o cenário de desgovernança da política brasileira em que se mobilizam “perfídias” travestidas em bravatas, através de palavras desgastadas, puídas, que garimpam espaço por entre remendos e alinhavos, em nome “da ordem e do progresso”, na voz daquele que ocupa o cargo de presidência do país. Ainda que tais discursos persistam, há o espaço para a resistência através de processos de desidentificação frente ao que nos afeta quando o Brasil é falado por nós e pelo(s) outro(s). Por fim, este artigo/ensaio traduz-se numa forma de retomada e de agradecimento à necessária produção teórica de Eni Orlandi que provoca e cutuca, “sem medo”, a “ferida aberta” no nosso país. [1] Refiro-me ao evento “Colóquio 30 anos de terra à vista: um percurso de sentidos” organizado pelo Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Machado, R. D. da D. da S. (2022). TERRA À VISTA: UM GESTO DE LEITURA SOBRE O QUE NOS AFETA. Caderno De Letras, 77-87. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i0.22049
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosely Diniz da Diniz da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integra o corpo docente do Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos da Linguagem. Áreas de estudo e de atuação: discurso, texto, ensino de língua portuguesa, formação de professores, autoria, memória e identidade docente.  É membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD).

Referências

ORLANDI, Eni Puccinelli. Terra à Vista: discurso do confronto- velho e novo mundo. Campinas, SP: Pontes, 1990.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: UNICAMP, 1988 (original de 1975).