DEUSAS, SANTAS E MONSTROS: O FEMININO TERRÍVEL EM FRONTEIRA, DE CORNÉLIO PENNA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ALVES, L. O Mal em Fronteira, de Cornélio Penna. In: FRANÇA, J.; SENA, M. Sobre o medo: o mal na literatura brasileira do século XX. Niterói: Hugin+Munin, 2020.
ALVES, L.; SANTOS, A. P. A. O Gótico de Mme Chrysanthème: crimes e mentes perturbadas em A Mulher dos Olhos de Gelo (1935). Caderno Seminal, v. 38.2, 2021.
BELLAS, J. P. L. A busca pela transcendência nos Trópicos: o sublime no romantismo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
BUENO, L. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
CASTRO, H. B. Poética gótica e prosa regionalista: o caso de O Reino Encantado (1878), de Araripe Júnior. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
COHEN, J. J. Monster culture (Seven theses). In: COHEN, J.J. (ed.) Monster Theory: reading culture. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, 1996.
EDWARDS, J.; VASCONCELOS, S. Tropical gothic: in literature and culture – the Americas. New York: Routledge, 2016.
FERREIRA, R. P. A voz interdita de Dodôte: um estudo sobre o romance Repouso, de Cornélio Penna. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
FRANÇA, J. “Gótico no Brasil”, “Gótico Brasileiro”: o caso de Fronteira, de Cornélio Penna. Anais eletrônicos do XVI Encontro ABRALIC, 2018, pp. 1097-1103.
FRANÇA, J.; SILVA, D. A. P. De perseguidas a fatais: personagens femininas, sexo e horror na literatura do medo brasileira. Revista Opiniães: Revista dos alunos de Literatura Brasileira, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, v. 5, n. 6/7. São Paulo: FFLCH, USP, 2015a. pp. 51-66.
FRANÇA, J.; SILVA, D. A. P. Pesadelos dionisíacos: natureza, sexo e medo na literatura brasileira. Revista Círculo de Giz: Revista Multidisciplinar de Artes e Humanidades, n. 1, vol. 1. Rio de Janeiro: 2015b. pp. 101-123.
GILMORE, D. Monsters: evil beings, mythical beasts, and all manner of imaginary terrors. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 2011.
NYROPE, K. The kiss and its history. New York; Dutton; London: Sands & Co., 1902. Translated by William Frederick Harvey.
OSAKABE, H. O crime como redenção: uma aproximação aos primeiros romances católicos de 30. In: FINAZZI-AGRÒ, E.; VECCHI, R. (orgs.). Formas e mediações do trágico moderno: uma leitura do Brasil. São Marcos: Unimarco Editora, 2004.
OTTO, R. O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. Trad. Walter O. Schlupp.
PAGLIA, C. Sexual Personae: Art and Decadence from Nefertiti to Emily Dickinson. New York: Vintage Books, 1990.
PENNA, C. Fronteira. (2. ed.). Rio de Janeiro: Editora O Cruzeiro, 1953.
PUNTER, D. The Literature of Terror: a history of Gothic fictions from 1765 to the present day. Vols. 1 and 2. (2nd ed.). London and New York: Routledge, 2013.
ROMERO, J. C. G.; RAMÍREZ, M. D. A. A fonte de todos os males: sedução feminina em um conto de Bécquer. Scripta Uniandrade, n. 17, n. 1. Curitiba, 2019. pp. 17-38.
SÁ, D. S. Gótico Tropical: o sublime e o demoníaco em O Guarani. Salvador: EDUFBA, 2010.
SANTOS, A. P. A. O gótico feminino na Literatura Brasileira: um estudo de Ânsia eterna, de Júlia Lopes de Almeida. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SANTOS, F. V. Transgressão, melancolia e mal na obra de Cornélio Penna. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2008.
SANTOS, J. F. Maternidade monstruosa em Cornélio Penna. Aletria: Revista de estudos de literatura, n. 16. Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG, 2007. pp. 147-157.
SENA, M. O Gótico-Naturalismo na literatura brasileira oitocentista. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SILVA, D. A. P. A prosa de ficção decadente brasileira e francesa (1884-1924): uma poética negativa. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
SHILDRICK, M. Embodying the Monster: encounters with the vulnerable self. London, Thousand Oaks, and New Delhi: Sage Publications, 2002.