QUANDO O GÓTICO E O FEMININO SE ENCONTRAM: THE STEPFORD WIVES NO CINEMA E A TRADUÇÃO DO APAGAMENTO DA MULHER

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Ana Beatriz Tavernard Fernandes
Emílio Soares Ribeiro

Resumo

O presente trabalho aborda discussões sobre representações do feminino no gótico, entre elas o apagamento da mulher, a ascensão hegemônica masculina e as críticas à sociedade patriarcal, empregadas por Ira Levin em seu romance The Stepford Wives (1972). Escrita na época da segunda onda feminista, a obra de Levin traz um grupo de homens que se junta para criar robôs semelhantes a seres humanos, réplicas mecanizadas e submissas que substituem as mulheres de Stepford, o que permite uma reflexão acerca do papel da mulher na sociedade. Três anos após sua publicação, o livro foi adaptado para o cinema em um filme de mesmo nome dirigido por Bryan Forbes. O trabalho busca analisar como os aspectos góticos, em especial o apagamento da mulher, da obra literária foram traduzidos no cinema. O trabalho é dividido em quatro partes. Primeiramente, discute-se a tradução enquanto processo criativo, sob um viés pós-moderno, a partir de autores como Arrojo (2003), Rodrigues (2000) e Vieira (1996). Também é feita a revisão bibliográfica de teóricos contemporâneos que discutem a relação entre o cinema e a literatura, entre eles Ribeiro (2007), Stam (2000 e 2005) e Julie Sanders (2006). Posteriormente, para embasar os estudos do gênero gótico com enfoque na literatura de Ira Levin e a representação feminina na ficção de horror, trabalhamos com obras de autores como Carroll (1990), Hogle (2002) e Punter & Byron (2004). Mais especificamente, ressaltamos importantes autoras do gótico feminino, entre elas Heiland (2004), Neill (2018) e Moers (1976). Por fim, analisa-se a adaptação do romance The Stepford Wives para o cinema, destacando como o filme traduz os aspectos góticos e a representação feminina da literatura. Trata-se de uma análise voltada menos para um suposto desejo por fidelidade e equivalência, e mais para como a adaptação fílmica reconstrói sentidos da obra de Levin em uma nova mídia e dialoga com seu contexto de produção.

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Como Citar
Fernandes, A. B. T., & Ribeiro, E. S. (2023). QUANDO O GÓTICO E O FEMININO SE ENCONTRAM: THE STEPFORD WIVES NO CINEMA E A TRADUÇÃO DO APAGAMENTO DA MULHER. Caderno De Letras, (45), 51-71. https://doi.org/10.15210/cdl.vi45.22344
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Ana Beatriz Tavernard Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda em Letras Inglês na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é bolsista PIBIC/UERN desenvolvendo pesquisa sobre a literatura e o cinema góticos. Seu interesse de estudo inclui o feminino, a ficção gótica e a adaptação fílmica.

Emílio Soares Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP, com Estágio Sanduíche no Centre for Adaptations da De Montfort University, em Leicester, Inglaterra, e tese sobre as adaptações do horror cósmico e dos monstros de Lovecraft para o cinema contemporâneo. Também é Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Graduado em Letras Português/Inglês também pela UECE. É Professor Adjunto de Língua e Literatura de Língua Inglesa do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, no Campus Central, em Mossoró/RN, e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL/UERN, no qual orienta trabalhos sobre adaptações fílmicas da literatura gótica, em especial. É membro do Grupo de Estudos do Gótico e do Grupo de Estudos da Tradução – GET/UERN, cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e autor do livro O gótico e seus monstros, lançado em 2021 pela editora Cartola. Seus temas de interesse incluem tradução, adaptação fílmica, literatura e cinema góticos e pós-modernidade.

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