A BASTARDIZAÇÃO DA PERVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA EM GAME OF THRONES

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Verônica Valadares
https://orcid.org/0000-0002-9548-409X

Resumo

A saga As crônicas de gelo e fogo (1996-), do escritor norte-americano George R. R. Martin, foi adaptada pela HBO na série televisiva Game of Thrones (2011-2019), que se firmou como fenômeno audiovisual e cultural durante seus oito anos de transmissão. Entre os fatores que corroboraram o interesse gerado estava a presença de aspectos considerados inusuais nas histórias de fantasia, gênero narrativo no qual a obra de Martin, ao mesmo tempo, se encaixa e tece comentários. Contudo, no decorrer da série, avultaram-se críticas quanto à representação da violência na trama, vista por vezes como excessiva e gratuita. A partir das teorias da adaptação propostas por Eco (2007), Stam (2006) e Hutcheon (2013), em um estudo de personagem sobre um dos vilões principais de Game of Thrones, este artigo busca explorar como a questão da violência presente na obra literária foi transposta para o meio audiovisual, investigando a procedência das críticas direcionadas à adaptação. Sem intenção de discutir o já superado tópico da fidelidade na obra adaptada, analisa-se como as escolhas feitas no processo de adaptação, entre cortes, adições e reescritas do enredo, refletiriam o conteúdo almejado nos dramas televisivos considerados de prestígio e suas questões mercadológicas. Conjectura-se, também, como o sucesso de Game of Thrones poderia impactar futuras adaptações de obras de fantasia.

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Como Citar
Valadares, V. (2023). A BASTARDIZAÇÃO DA PERVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA EM GAME OF THRONES. Caderno De Letras, (45), 133-149. https://doi.org/10.15210/cdl.vi45.22346
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Verônica Valadares, FFLCH/USP

Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB) com dissertação sobre a adaptação do romance "Os Miseráveis" para o teatro musical. Bacharel em Letras - Português pela mesmo instituição. Foi membro do grupo de pesquisa Victor Hugo e o Século XIX e parte do comitê editorial da Revista XIX, sob coordenação da profª drª Junia Barreto (UnB). É membro do (Sub)Grupo de Estudos Mitopoéticos, subordinado ao Grupo de Pesquisa de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (FFLCH/USP). Áreas de interesse incluem: Literatura Comparada, Ficção Gótica, Literatura de Fantasia, Tradução Intersemiótica.

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