DO MARAVILHOSO AO INSÓLITO: CISNE NEGRO COMO ADAPTAÇÃO VELADA DE CONTOS DE FADAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cynthia Beatrice Costa
http://orcid.org/0000-0002-3063-0121
Fernanda Aquino Sylvestre

Resumo

A adaptação depende do repertório do receptor para ser apreendida como tal: não há como identificar uma adaptação a menos que se reconheça nela coincidências com obras anteriores. Quando há uma mudança de gênero entre a nova obra e aquelas das quais ela se apropria, o reconhecimento é ainda mais dificultado. Com apoio nas reflexões de Thomas Leitch e Linda Hutcheon, esse fenômeno – aqui chamado de “adaptação velada” – é ilustrado com o filme Cisne negro (2010), de Darren Aronofsky, que se constitui como um amálgama de contos maravilhosos, tal qual classificados por Vladimir Propp. Costurados em uma narrativa psicologicamente tensa, esses contos transmutam-se em insólito. Para examinar essa premissa, é empreendida uma revisão bibliográfica extensiva sobre a qual se baseia a análise do filme. A partir dela, são elencados seis recursos cinematográficos principais que mostram como se configura essa passagem de um gênero a outro, da estrutura narrativa aos temas adaptados para a pós-modernidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa, C. B., & Sylvestre, F. A. (2023). DO MARAVILHOSO AO INSÓLITO: CISNE NEGRO COMO ADAPTAÇÃO VELADA DE CONTOS DE FADAS. Caderno De Letras, (45), 95-114. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22380
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Cynthia Beatrice Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e docente da pós-graduação em Estudos Literários da UFU e da pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC.

Fernanda Aquino Sylvestre, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Araraquara). Professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU e docente da pós-graduação em Estudos Literários da UFU.

Referências

AFANASYEV, A. O pato branco. In: LANG, A. O fabuloso livro amarelo. Trad. Marcela Saint-Martin, Raul Martins Lima e Veríssimo Anagnostopoulos. Porto Alegre: Concreta, 2020.
AFANASYEV, A. Russian Folktales from the collection of A. Afanasyev. Trad. do russo Sergey Levchin. Mineola (NY): Dover Publications, 2014.
AGEL, H. Estética do cinema. Trad. Armando Ribeiro Pinto. São Paulo: Cultrix, 1982.
ANDERSEN, H. C. Os 77 melhores contos de Hans Christian Andersen. Org. Luciana Sandroni. Trad. Alice Klesck, Pepita de Leão, Thiago Ponce de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. E-book.
BRITANNICA, The Editors of Encyclopaedia. “doppelgänger”. Encyclopedia Britannica, 06/08/2019. Disponível em: . Acesso em: 20/02/2022.
BRITANNICA, The Editors of Encyclopaedia. “libretto”. Encyclopedia Britannica, 04/01/2018. Disponível em: . Acesso em: 19/02/2022.
BRITANNICA, The Editors of Encyclopaedia. “superego”. Encyclopedia Britannica, 15/12/2021. Disponível em: . Acesso em: 19/02/2022.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Coord. Carlos Sussekind. Trad. Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim, Lúcia Melim. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
CIRLOT, J. E. A dictionary of symbols. Trad. do espanhol Jack Sage. London: Routledge, 2001.
CISNE NEGRO. Direção de Darren Aronofsky. EUA: Fox Searchlight Pictures, 2010. 107min. Cor.
COELHO, N. N. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.
DAEMMRICH, H. S. Themes and Motifs in Literature: approaches, trends, definition. The German Quarterly, v. 58, n. 4, 1985, pp. 566–575.
DARTON, R. O grande massacre de gatos. Trad. Sonia Coutinho 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
EDGAR-HUNT, R. et al. A linguagem do cinema. Trad. Francine Facchin Esteves. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FISHER, M.; JACOBS, A. Debating Black Swan: Gender and Horror. Film Quarterly, vol. 65, no. 1, University of California Press, 2011, pp. 58–62.
GAMBIER, Y. Adaptation: une ambigüité à interroger. Meta, Montreal, v. 37, n. 3, pp. 421-425, set. 1992.
GRIMM, J.; GRIMM, W. Os seis cisnes. In: Contos maravilhosos infantis e domésticos. Tomo I. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
HEYMAN, M.; HEINZ, A.; McLAUGHLIN; J. J. Black Swan. IMSDb, 11/01/2010. Disponível em: < https://imsdb.com/scripts/Black-Swan.html>. Acesso em: 18/02/2022.
HOPKINS, L. Shakespeare to Austen on screen. In: CARTMELL, D. (ed.) A Companion to Literature, Film, and Adaptation. Blackwell Publishing, 2012.
HARRIS, W. ‘Clueless’ Director Amy Heckerling Had to Fight To Keep Females At the Center of Her ‘Emma’ Adaptation. Decider, 20/07/2020. Disponível em: . Acesso em: 17/02/2022.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LANDWEHR, M. J. Aronofsky’s Black Swan as a Postmodern Fairy Tale: Mirroring a Narcissistic Society. Humanities, v. 10, n. 86, 2021, pp. 1–18.
LEITCH, T. Adaptation and Intertextuality, or, What isn’t an Adaptation, and What Does it Matter. In: CARTMELL, D. (ed.) A Companion to Literature, Film, and Adaptation. Chichester (UK): Wiley-Blackwell, 2012.
McCARRON, P. Fritz Lang – An Auteur of German Expressionism. ESSAI, v. 14, article 26, pp. 99-102, Spring 2016.
MUSÄUS, J. K. A. Der geraubte schleier. In: ______. Volksmärchen der Deutschen. Barsinghauser: Unikum Verlag, 2012.
MUSSER, C. The Devil’s Parody: Horace McCoy’s Appropriation and Refiguration of Two Hollywood Musicals. In: STAM, R.; RAENGO, A. (ed.). A Companion to Literature and Film. Malden (MA): Blackwell Publishing, 2006.
POSZNANSKY, A. (ed.) Tchaikovsky through other’s eyes. Trad. do russo Ralph C. Burr, Jr. e Robert Bird. Bloomington/Indianapolis: Indiana University Press, 1999.
PROPP, V. Morfologia do conto maravilhoso. Trad. Jarna Paravich Sarhan. Rio de Janeiro: Forense, 1984.
SAMOYAULT, T. A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.
SANDERS, J. Adaptation and Appropriation. Nova York/Londres: Routledge, 2006.
SELZ, Peter. German Expressionist Painting. Oakland (CA): University of California Press, 1974.
SOBRAL, P. C. Diálogo entre cisnes: de Tchaikovsky a Darren Aronofsky. 2014. 92f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, 2014.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correia Castello. São Paulo: Perspectiva, 1992.
VARDOULAKIS, D. The Return of Negation: The Doppelgänger in Freud’s ‘The Uncanny’. SubStance, v. 35, n. 2, University of Wisconsin Press, 2006, pp. 100–16.
WILEY, R. J. The Life and Ballets of Lev Ivanov – Choreographer of The Nutcracker and Swan Lake. New York: Claredon Press / Oxford University Press, 2007.
WILEY, R. J. Tchaikovsky’s Ballets: Swan Lake, Sleeping Beauty, The Nutcracker. Oxford, UK: Clarendon Press, 1985.