MAIS HUMANO QUE O HUMANO: DE PHILIP K. DICK A SPIKE JONZE — CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS E FOCALIZAÇÃO

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Allana Dilene de Araújo de Miranda
https://orcid.org/0000-0003-4455-3363
Luiz Antonio Mousinho
https://orcid.org/0000-0002-7730-3195
Thiago Pereira Falcão
https://orcid.org/0000-0001-6302-2264

Resumo

Este artigo se dedica à análise das personagens nos textos Do androids dream of electric sheep?, de Philip K. Dick, Blade Runner (Ridley Scott, 1992) e Her (Spike Jonze, 2013). Atentando inicialmente às estratégias de construção de personagens utilizadas, o trabalho aponta as várias semelhanças entre seus objetos, bem como as expressivas divergências. Inicialmente, o artigo tece considerações sobre as personagens ficcionais, com base nos ensaios de Antonio Candido e Anatol Rosenfeld (2005). Em seguida, aborda a focalização como ferramenta de construção de personagens nas três obras. Ao fim do trabalho, é possível perceber mudanças na representação das inteligências artificiais — vistas primeiramente como antagonistas que buscam atingir um patamar igualitário ao dos seres humanos, deixam de almejar materialidade física para chegar a outra forma de existência.

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Como Citar
Miranda, A. D. de A. de, Mousinho, L. A., & Falcão, T. P. (2023). MAIS HUMANO QUE O HUMANO: DE PHILIP K. DICK A SPIKE JONZE — CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS E FOCALIZAÇÃO. Caderno De Letras, (45), 165-187. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22409
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Allana Dilene de Araújo de Miranda, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como técnica administrativa junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Teoria e história literária na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Professor Titular daUFPB Campus I, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, nos Programas de Pós Graduação em Letras e de Comunicação e Culturas Midiáticas.

Thiago Pereira Falcão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia UFBA, com períodona McGill Univ ersity, em Montreal, no Canadá. Pós Doutorado na área de Comunicação Audiovisual, realizadojunto à Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo/SP. Professor Adjunto do Curso de Comunicação emMídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFPB.

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