ENTRE A GRAPHIC NOVEL E O FILME: UM ESTUDO COMPARATIVO DA TRANSMIDIAÇÃO DE CASTELO DE AREIA (2011) PARA TEMPO (2021)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BRUHN, J.; SCHIRRMACHER, B. Intermidial studies. In: BRUHN, J.; SCHIRRMACHER, B. Intermedial Studies: an introduction to meaning across media. Inglaterra: Routledge, 2021.
COLLINS, C. M. Night Shyamalan on the 'risky' shoot and graphic-novel inspiration for his new movie Old. Disponível em:
ELLESTRÖM, L. The modalities of media II. In: ELLESTRÖM, L. (ed.). Beyond Media borders: Intermedial Relations among Multimodal Media - Vol. 1. Cham: Palgrave Macmillan, 2021.
PEETERS, F.; LÉVY, P. O. Castelo de Areia. São Paulo: Tordesilhas Livros, 2021.
ROSEN, E. Reaching out to the other side: problematic families in the films of M. Night Shyamalan. In: WEINSTOCK, J. A. Critical Approaches to the Films of M. Night Shyamalan. Estados Unidos: Palgrave Mcmillan, 2010
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. M. Clara C. Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
WEINSTOCK, J. A. Telling stories about telling stories: the films of M. Night Shyamalan. In: WEINSTOCK, J. A. Critical Approaches to the Films of M. Night Shyamalan. Estados Unidos: Palgrave Mcmillan, 2010.
Filmes
A DAMA NA ÁGUA. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de Sam Mercer e M. Night Shyamalan. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, 2006. HBO Max.
A VILA. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de Sam Mercer, Scott Rudin, M. Night Shyamalan. Estados Unidos: Buena Vista Pictures Distribution, 2004. 1 DVD.
CORPO FECHADO. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de Barry Mendel, Sam Mercer e M. Night Shyamalan. Estados Unidos: Buena Vista Pictures Distribution, 2000. Stars+.
FRAGMENTADO. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de M. Night Shyamalan, Jason Blum e Marc Bienstock. Estados Unidos: Universal Pictures, 2016. Stars+.
O SEXTO SENTIDO. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de Frank Marshall, Kathleen Kennedy e Barry Mendel. Estados Unidos: Buena Vista Pictures Distribution, 1999. Stars+.
PRAYING WITH ANGER. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de M. Night Shyamalan. Estados Unidos: Cinevistaas, 1992.
SINAIS. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de M. Night Shyamalan, Frank Marshall, Kathleen Kennedy e Sam Mercer. Estados Unidos: Buena Vista Pictures Distribution, 2002. 1 DVD.
TEMPO. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de Steven Schneider, M. Night Shyamalan, Marc Bienstock e Ashwin Rajan. Estados Unidos: Universal Pictures, 2021.
VIDRO. Direção: M. Night Shyamalan. Produção de Marc Bienstock e Ashwin Rajan. Estados Unidos: Universal Pictures, 2019.