“O MODELO COPIA O REAL, SEM DETURPAR”: A MAQUETE NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA CARLOS DE OLIVEIRA – SOBRE O LADO ESQUERDO (2007), DE MARGARIDA GIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Patrícia Resende Pereira

Resumo

O propósito do artigo é investigar a maneira como a maquete, um dos objetos criados pela família de Finisterra: paisagem e povoamento (1978), livro do autor português Carlos de Oliveira, ganha outra significação na adaptação para os cinemas das obras do poeta homenageado em Carlos de Oliveira – Sobre o lado esquerdo, de 2007. Dirigido por Margarida Gil, a partir do roteiro escrito por ela, em parceira com Manuel Gusmão, ensaísta e também poeta, nota-se que a maquete, produzida pelo adulto na narrativa, na transposição para as telas é mencionada em cenas concentradas na reflexão da escrita por parte de Carlos de Oliveira, bem como de aspectos biográficos. Há, então, certo deslocamento quanto ao emprego do objeto no livro e no cinema, condição a ser investigada no artigo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pereira, P. R. (2023). “O MODELO COPIA O REAL, SEM DETURPAR”: A MAQUETE NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA CARLOS DE OLIVEIRA – SOBRE O LADO ESQUERDO (2007), DE MARGARIDA GIL. Caderno De Letras, (45), 337-348. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22440
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Resende Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Universidade do Porto. Atualmente, é professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Contagem.

Referências

ALVES, I.F. Pastoral e Finisterra, de Carlos de Oliveira: linguagem e paisagem moventes. In: DUARTE, L. P. (org.). A estética da finitude – de Orfeu e de Pérsefone. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2009.
AUMONT, J. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004b.
AUMONT, J. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, J.; BERGALA, A.; MARIE, M.; VERNET, M. (orgs.). A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
CARLOS DE OLIVEIRA - Sobre o Lado Esquerdo. Direção: Margarida Gil. Roteiro: Manuel Gusmão. Lisboa: Midas Filmes, 2007. DVD (50 min), son, color.
CHANDLER, D.; MUNDAY, R. Dictionary of media and communication. Oxford: Oxford University Press, 2011.
FARIA, Â. B. de C. Paisagem e povoamento e suas reverberações. In: ALVES, I. (org.). Coisas desencadeadas: estudos sobre a obra de Carlos de Oliveira. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
GUSMÃO, M. A poesia de Carlos de Oliveira. Lisboa: Seara Nova Editorial Comunicação, 1981.
GUSMÃO, M. Finisterra. O trabalho do fim: reCitar a origem. Coimbra: Ângelus novus, 2009.
MARTELO, R. M. Carlos de Oliveira e a referência em poesia. Campo das Letras: Porto, 1998.
MOREIRA, V. Paisagem povoada: a Gândara na obra de Carlos de Oliveira. Cantanhede: Edição da Biblioteca Municipal de Cantanhede, 1994.
OLIVEIRA, C. de. Finisterra: paisagem e povoamento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
OLIVEIRA, C. de. Casa na duna. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
OLIVEIRA, C. de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1995.
REIS, A. L’Histoire d’Adèle H.: apontamentos para uma cartografia da efabulação. In: ROWLAND, C.; BÉRTOLO, J. A escrita do cinema: ensaios. Lisboa: Documenta, 2015.
VERNET, M. Cinema e narração. In: AUMONT, J.; BERGALA, A.; MARIE, M.; VERNET, M. (orgs.). A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.