“O MODELO COPIA O REAL, SEM DETURPAR”: A MAQUETE NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA CARLOS DE OLIVEIRA – SOBRE O LADO ESQUERDO (2007), DE MARGARIDA GIL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
AUMONT, J. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004b.
AUMONT, J. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, J.; BERGALA, A.; MARIE, M.; VERNET, M. (orgs.). A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
CARLOS DE OLIVEIRA - Sobre o Lado Esquerdo. Direção: Margarida Gil. Roteiro: Manuel Gusmão. Lisboa: Midas Filmes, 2007. DVD (50 min), son, color.
CHANDLER, D.; MUNDAY, R. Dictionary of media and communication. Oxford: Oxford University Press, 2011.
FARIA, Â. B. de C. Paisagem e povoamento e suas reverberações. In: ALVES, I. (org.). Coisas desencadeadas: estudos sobre a obra de Carlos de Oliveira. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
GUSMÃO, M. A poesia de Carlos de Oliveira. Lisboa: Seara Nova Editorial Comunicação, 1981.
GUSMÃO, M. Finisterra. O trabalho do fim: reCitar a origem. Coimbra: Ângelus novus, 2009.
MARTELO, R. M. Carlos de Oliveira e a referência em poesia. Campo das Letras: Porto, 1998.
MOREIRA, V. Paisagem povoada: a Gândara na obra de Carlos de Oliveira. Cantanhede: Edição da Biblioteca Municipal de Cantanhede, 1994.
OLIVEIRA, C. de. Finisterra: paisagem e povoamento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
OLIVEIRA, C. de. Casa na duna. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
OLIVEIRA, C. de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1995.
REIS, A. L’Histoire d’Adèle H.: apontamentos para uma cartografia da efabulação. In: ROWLAND, C.; BÉRTOLO, J. A escrita do cinema: ensaios. Lisboa: Documenta, 2015.
VERNET, M. Cinema e narração. In: AUMONT, J.; BERGALA, A.; MARIE, M.; VERNET, M. (orgs.). A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.