LA CRÍTICA COMO EJERCICIO CONTRAIDEOLÓGICO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Entre los múltiples errores que atormentan a la crítica literaria latinoamericana, uno de los más contumaces es el de fascinarse con las teorías que se esparcen por la academia norteamericana y que ingresan subrepticiamente –a través de voceros desfachatados que las presentan como “novedad” y las insertan bajo la etiqueta feraz de “actualización”– a las universidades que al sur del río Bravo se avergüenzan de no producir algo tan amplio y expansivo. La razón de ese oprobio injustificado ante la presunta esterilidad local es que los latinoamericanos saben de sobra que no todos los subalternos son homologables ni todos los colonizados forman un continuum al que se pueden aplicar tales “iluminaciones” sin recaudos, sean estos ajustes radicales o rechazos enfáticos. Solamente una mentalidad colonizadora puede imaginar que existen modelos destinados a comprender grandes conjuntos sin otro esfuerzo que el de simplemente enunciarlos y encontrar, parafraseando al Rousseau del Discurso sobre el origen de la desigualdad entre los hombres, suficientes desprevenidos dispuestos a creerlo y a asentir.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BALTRUSAITIS, J. Anamorphic Art. New York: Harry N. Abrams Inc., 1977 [1955].
CAMPOS, H. de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. Bahia: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.
CATELLI, N. Desplazamientos necesarios. Buenos Aires: Eduner, 2020.
ECHEVERRÍA, B. La modernidad de lo barroco. México: Era, 2017 [1998].
GUTIÉRREZ GIRARDOT, R. Modernismo: supuestos históricos y culturales. Bogotá: Fondo de Cultura Económica, 1987.
HENRÍQUEZ UREÑA, P. Las corrientes literarias en la América hispánica. México: Fondo de Cultura Económica, 1978 [1949].
LEZAMA LIMA, J. La expresión americana [1957]. En: ____ Ensayos barrocos. Imágenes y figuras en América Latina. Buenos Aires: Colihue, 2014.
RANCIÈRE, J. El hilo perdido. Buenos Aires: Manantial, 2015.
SANTIAGO, S. Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades-Editora 34, 2008 [1977].
SCHWARZ, R. O sentido histórico da crueldade em Machado de Assis [1987]. En: ____ Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
SPITZER, L. Études du style. Paris: Gallimard, 1970.
WHITE, H. Metahistoria. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.
WÖLFLLIN, H. Conceptos elementales de la historia del arte. Madrid: Espasa-Calpe, 2007 [1924].