ENTRE A LÍNGUA INDÍGENA E A LÍNGUA BRASILEIRA EM “TERRA À VISTA”: SITUAÇÕES
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente texto constitui-se numa súmula da terceira parte da obra de autoria de Eni Orlandi, “Terra à vista” (1990), apresentada por ocasião do evento em comemoração de seus trinta anos de publicação, iniciativa realizada pelo LEAD (Laboratório de Estudos em Análise de Discurso, sediado na UFPEL). O objetivo é destacar aspectos considerados importantes, referentes à temática desenvolvida pela autora sobre o imaginário dos limites internos entre a língua indígena e a língua brasileira no Brasil, e mostrar a atualidade e a relevância de sua reflexão para a compreensão dos acontecimentos hodiernos que têm ameaçado constantemente e sobremaneira os direitos constitucionais dos povos indígenas e provocado, em contrapartida, sua resistência através de atos públicos reivindicatórios.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.