OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carolina Alves Peres
https://orcid.org/0000-0001-5941-1654

Resumo

O presente artigo busca refletir acerca da possibilidade de um espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas de jogos digitais. Para isso, utiliza-se a abordagem enunciativa de Émile Benveniste, a fim de explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). Propõe-se uma análise da experiência subjetiva do personagem Geralt de Rívia em The Witcher 3: Wild Hunt a partir do estudo do dispositivo trinitário da língua (eu, tu e ele) com aporte de Dufour em Os mistérios da trindade (2000), identificando como acontece a interação do jogador com o linguístico e o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir sua historicidade colocando-se como “eu” no discurso. Observa-se que o processo de subjetivação se apresenta como uma temática interessante a ser analisada, sobretudo a partir da experiência narrativa de um jogo digital. Por consequência, esta pesquisa expôs duas perspectivas distintas, uma pela ótica do design e outra pelo viés da linguística, para, desse diálogo, considerar a discussão que daí desponta em torno do espaço enunciativo do jogador dentro dos jogos digitais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Alves Peres, C. (2022). OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT. Caderno De Letras, (44), 85-108. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i44.22685
Seção
Dossiê

Referências

BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Letras e Linguística. V. 8. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.
BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989.
BRANDÃO, L. R. G. Análise da emergência narrativa em Metal Gear Solid V: The Panthom Pain. Dissertação de mestrado. Orientação: André das Neves. Programa de Pós-Graduação em Design. UFPE, 2016.
BREAULT, M. Narrative design: the craft of writing for games. Boca Raton, FL: CRC, 2020.
CAVALHEIRO, J. S. O aspecto ficcional e a experiência subjetiva: uma análise enunciativa de A metamorfose. Dissertação de mestrado. Orientação: Marlene Teixeira. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. UNISINOS, 2005.
CAVALHEIRO, J. S. A alteridade e seus efeitos na constituição da subjetividade: uma análise enunciativa dos protagonistas Kafkianos. Tese de doutorado. Orientação: Ana Cristina de Souza Aldrigue. Programa de Pós-Graduação em Linguística. UFPB, 2009.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: the psychology of optimal experience. London: HarperCollins, 1990.
DESSONS, G. Émile Benveniste: I'invention du discours. Paris: In Press Eds, 2006.
DUFOUR, D-R. Os mistérios da trindade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.
McGONIGAL, J. A realidade em jogo. Rio de Janeiro: Best-seller, 2012.
MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural; Unesp, 2003.
NEUMANN, D. Émile Benveniste e a abertura para uma poética do discurso. In: (Re)leituras em Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste. São Paulo: Pedro & João, 2021.
NORMAND, C. Lectures d’Émile Benveniste. Língua e Literatura, n. 21, pp. 29-46, 1994/1995.
NUNES, P. Á. Da subjetividade na linguagem fotográfica: as categorias de pessoa e não-pessoa na narração de si. Revista Linguagem e Ensino, v. 23, n. 3, pp. 764-783, 2020.
POSEY, J. Narrative Design. In: DESPAYN, W. Professional techniques for video game writing. CRC Press, 2008.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos Vol. 1: Principais Conceitos. São Paulo: Editora Blucher, 2012a.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos Vol. 3: Interação lúdica. São Paulo: Editora Blucher, 2012b.
SAPKOWSKI, A. O último desejo. Trad. Tomasz Barcinski. São Paulo, 2012.
TEIXEIRA, M. Benveniste: um talvez terceiro gesto?. Letras de Hoje, v. 39, n. 4, pp. 107-120, 2004.
The Witcher 3: Wild Hunt. CD Projekt RED. CD Projekt, 2015.