VOCALIZAÇÃO DO TEXTO POÉTICO: UMA EXPERIÊNCIA NA LINGUAGEM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marlete Sandra Diedrich
http://orcid.org/0000-0002-9177-089X
Laércio Fernandes dos Santos

Resumo

Este artigo tem como tema a vocalização do texto poético escrito concebida como uma experiência na linguagem, na particularidade do Projeto Invasão Cultural, uma proposta constituída por perfórmances poéticas vocalizadas em espaços escolares. A investigação busca refletir, a partir da análise de dizeres de dois participantes protagonistas da experiência, sobre os arranjos enunciativos decorrentes da vocalização, uma vez que, via mobilização da voz, novas significações se presentificam na particularidade do discurso poético. O trabalho se pauta na abordagem enunciativa benvenistiana e a concepção poética assumida se volta para os arranjos singulares e inusitados da língua-discurso. Os resultados mostram que a experiência de vocalização do texto poético evoca sentidos particulares vivenciados na historicidade do sujeito na linguagem e exerce importante papel na sua constituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Diedrich, M. S., & dos Santos, L. F. (2022). VOCALIZAÇÃO DO TEXTO POÉTICO: UMA EXPERIÊNCIA NA LINGUAGEM. Caderno De Letras, (44), 109-119. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i44.22691
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Laércio Fernandes dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - RS, Mestre em Letras pelo PPG Letras da  Universidade de Passo Fundo-RS; professor da rede municipal de Passo Fundo e da rede estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

BARROS, M. de. O livro das ignorãças. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Campinas, SP: Pontes, 2005.
DESSONS, G.; NEUMANN, D.; OLIVEIRA, G. F. Émile Benveniste e a arte do pensar. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, vol. 18, n. 34, 2020. pp. 374-380. Trad. Daiane Neumann e Giovane Fernandes Oliveira. Disponível em: . Acesso em: 25/03/2022.
DESSONS, G. Émile Benveniste, l’invention du discours. Paris: Éditions in Press, 2006.
DIEDRICH, M. S. Aquisição da linguagem: o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem. 2015. 148f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
DIEDRICH, M. S. O poético que se instaura no vocal: a experiência da criança na linguagem. Revista Desenredo, Passo Fundo, v.16, n. 1, pp. 114-126, jan./abr. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20/02/2022.
FLORES, V. N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola Editorial. 2013.
FLORES, V. N. O falante como etnógrafo da própria língua: uma antropologia da enunciação, Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, pp. s90-s95, dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2022.
FLORES, V. N. Sujeito da enunciação: singularidade que advém da sintaxe da enunciação. Delta: Documentação de estudos em linguística teórica e aplicada, v.29, n. 1, pp. 95-120, 2013. Disponível em . Acesso em 05/04/2022.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo, Cultrix, 2007.
JAKOBSON, R.; POMORSKA, K. Diálogos. São Paulo, Cultrix, 1985.
JUCHEM, A. Por um saber sobre a escrita na interdependência entre atos enunciativos na universidade: a (re)escrita em voz alta. 206f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2017.
MILANO, L. O sertão em voz alta. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 74, pp. 31-39, maio/ago. 2017. Disponível em: . Acesso em 05/03/2022.
MILANO, L. Literatura em voz alta compartilhada: a alteridade como espaço de escuta. In: FISCHER, L. A.; OROFINO, M. (org.). Literatura na vida: experiências de ler e escrever na educação e na saúde. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020, pp. 6-20. Disponível em; . Acesso em 05/03/2022.
SANTOS, L. F. Invasão cultural: uma experiência de vocalização do texto poético. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, 2020.
SILVA, C. L. C. Significar para se instaurar na língua materna: vestígios da reflexão da criança na linguagem. Lingüística, Montevideo, v. 35, n. 2, dic. 2019. Disponível em: . Acesso em: 05/04/2022.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.