DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”

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Joyce Palha Colaça

Resumo

Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas.

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Como Citar
Colaça, J. P. (2022). DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”. Caderno De Letras, 89-110. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i0.22976
Seção
Artigos

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