PIRATAS: DO TIETÊ, DOS QUADRINHOS AO CINEMA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
CARNEIRO, M. C. da S. R. Abstrações. In: SILVEIRA, G. E; SEIDEL, V. P. (org.). Autofagia. Londrina: Risco Impresso, 2021a.
CARNEIRO, M. C. da S. R. Da contracultura aos contraquadrinhos. In: OCUPAÇÃO LAERTE. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. Disponível em
CARNEIRO, M. C. da S. R. O corpo em tiras : ficções e autoficções transgêneras nas tiras de Laerte Coutinho. Revista Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Porto Alegre, v. 23, n. 44, pp. 62–77, 2021b. Disponível em:
CHKLÓVSKI, V. A arte como procedimento. In: TODOROV, T. (org.). Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
CIDADE DOS PIRATAS. Direção: Otto Guerra. Brasil: [s. n.], 2018.
COUTINHO, L. Humor 01. [S. l.], 2012. Disponível em:
COUTINHO, L. Manual do Minotauro. [S. l.], 2008. Disponível em:
COUTINHO, L. Piratas do Tietê. São Paulo: Devir, 2007. v. 2
DEITCH, K. O bulevar dos sonhos partidos. Trad. Maria Clara da Silva Ramos Carneiro. São Paulo: Todavia, 2017.
FERRAZ, E. et al. 1972-1977 - Cinco anos entre os Bárbaros: cidade, canção, corpo. [S. l.], 2021. Disponível em:
GORDEEFF, E. A Cidade dos Piratas : o reflexo de uma sociedade. Atas Do XI Congresso Internacional CSO, Criadores Sobre Outras Obras, Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2021, pp. 409–17.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. Edição reved. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
MACHADO, M. R. O cinema industrial no Rio Grande do Sul: a produção em longa-metragem entre 1997 e 2007. In: , 2009, Porto Alegre. IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação – PUCRS. Porto Alegre: [s. n.], 2009.
MATANGRANO, B. A.; TAVARES, E. Fantástico brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo. Curitiba: Arte & Letra, 2018.
MENDES, T. (org.). Humor paulistano. A experiência da Circo Editorial 1984-1995. São Paulo: SESI-SP, 2014.
MUCCI, L. I. Biografema. In: E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: < https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/biografema>. Acesso em: 22 out. 2022.
MÜLLER, M. A cidade dos piratas: entrevista exclusiva com Otto Guerra. [S. l.], 2019. Disponível em:
OLIVEIRA, C. de C. V for vendetta: Um diálogo entre quadrinhos e cinema. 2016. - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
PINHEIRO, C. M. P.; BRANCO, M. A. A.; PANDOLFI, F. L. Estudo do processo de realização da produção de animação em longa-metragem do filme “Até que a Sbórnia nos separe”. Sessões do Imaginário, [s. l.], v. 21, n. 35, p. 40, 2016.
SILVEIRA, Igor. Movimento Desbunde surgido na ditadura, retoma fôlego com temáticas atuais. Correio Braziliense, Brasília, 22 mar. 2015. Disponível em: