INTERFACES EXISTENCIAIS: ENTRE A POESIA DE KÁCIO DE LIMA E O FILOSOFAR DA COMUNICAÇÃO DE KARL JASPERS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ledson Francisco de Melo
Ezir George Silva
https://orcid.org/0000-0002-4289-073X

Resumo

O trabalho inscreve-se nos estudos sobre Poesia, Filosofia, Formação de Professores e Comunicação Educativa. A metodologia é de caráter bibliográfico e qualitativa, porque propõe uma íntima relação entre a pesquisa e o pesquisador, a partir de um olhar problematizador da realidade. A pesquisa de cunho qualitativo, busca descrever como o processo comunicativo acontece e o modo existir no mundo. Sendo assim, a pesquisa bibliográfica contribui para uma discussão teórica, formulando algumas conclusões a partir de embasamentos teóricos. Os resultados apresentam três implicações, a saber: a importância da formação do professor de Letras com um enfoque na Libras; a valorização político-pedagógica das leituras e produções do discente-surdo; o valor da ação comunicativa do Ser-surdo como lugar gerador e mediador de acepções humanas. Percebe-se, que tanto a Poesia quanto a Filosofia se tornam áreas importantes para a construção de conhecimentos da pessoa surda, portanto, esse estudo contribui no entendimento sobre o universo da existência surda. Espera-se por meio deste artigo, a conscientização de como se concretiza a comunicação através da poesia aliada a Filosofia, proporcionando novas pesquisas que visem aumentar o campo de estudo sobre interfaces entre essas a poesia e filosofia, visando as relações inter-humanas e nos universos culturais e profissionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Francisco de Melo, L., & Silva, E. G. (2024). INTERFACES EXISTENCIAIS: ENTRE A POESIA DE KÁCIO DE LIMA E O FILOSOFAR DA COMUNICAÇÃO DE KARL JASPERS. Caderno De Letras, (46), 57-72. https://doi.org/10.15210/cdl.vi46.24613
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ledson Francisco de Melo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Neuropsicopedagogia pela FAVENI, Brasil.

Ezir George Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação. 

Referências

Bollnow, O. F. Filosofia existencial. São Paulo: Saraiva, 1946.
Borges, M. R. A., Alves, E. O. Análise de sentido do texto verbo-visual da obra artística de Deivid Pereira - DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 29-47, jan./jun. 2019.
Brea, G. Amizade comunicativa: Aproximação entre Karl Jaspers e Aristóteles. Revista Archai, Brasília, n. 03, p. 69-79, Jul. 2009.
De Lima Evangelista, K. Ser – Fortaleza, CE: [s.n.], 2018.
Franco, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Heidegger, M. Cartas sobre o humanismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2005.
Hersch, J. Karl Jaspers. Brasilia: UNB, 1978.
Jaspers, K. Iniciação filosófica. Lisboa: Guimarães editores, 1988.
Jaspers, K. Philosophie. v. 3, 4. ed. Berlim, 1932.
Jaspers, K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1983
Melo, F. A. Cifras da transcendência na Filosofia de Karl Jaspers. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.
Minayo, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
Pereira, A. S. Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.
Peixoto, J. A. Tradição literária no mundo visual da comunidade surda brasileira. 2020, João Pessoa: Editora do CCTA.
Perlin, G.; Strobel, K. História cultural dos surdos: desafio contemporâneo. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p. 17-31. Editora UFPR.
Quadros, R. M.; Sousa, A. N. Pesquisa Aplicada ao Ensino de Libras. In: Adriano, N. A.; Peixoto, J. A. (org.). Língua Portuguesa e LIBRAS: teorias e práticas. João Pessoa: Ed. UFPB, 2013.
Röhr, F. Espiritualidade e educação. In: _____ (org.). Diálogos em educação e espiritualidade. Recife: Editora universitária da UFPE, 2010.
Sacks, O. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Silva, S. M. Surdez, Identidade e subjetividade: da deficiência à diversidade cultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Silva, E. G. Fenomenologia do ser e do ter na visão filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel. São Paulo: Editora Loyola, 2019.
Silva, E. G. Educação e Filosofia da Existência: contribuições de Otto Friedrich Bollnow para a formação humana. São Paulo: LiberArs, 2018.
Strobel, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. - Florianópolis 2014, Ed. UFSC.
Tortajada, I.; Flecha, R. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: Imbernón, F. (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Vader, A. Introdução ao Pensamento Filosófico Karl Jaspers. 3. ed. São Paulo, Ed. Cultrix, 1965.